Judô brasileiro fatura mais quatro pódios nos Jogos Mundiais Militares - Gazeta Esportiva
Judô brasileiro fatura mais quatro pódios nos Jogos Mundiais Militares

Judô brasileiro fatura mais quatro pódios nos Jogos Mundiais Militares

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/10/2015 às 16:14 • Atualizado: 30/05/2017 às 15:22

São Paulo, SP

Após a conquista dos títulos masculino e feminino nos Jogos Mundiais Militares, o judô brasileiro voltou a fazer bonito na disputa individual. Nesta segunda-feira, Felipe Kitadai (60kg) e Mariana Silva (73kg) foram campeões de suas categorias no Complexo de Esportes KAFAC, na Coreia do Sul. Além disso, o Brasil conquistou mais duas medalhas com Rafaela Silva, prata nos 57kg, e Sarah Menezes, bronze nos 48kg.

Para faturar a medalha de ouro, Kitadai bateu o azerbaijano Vugar Shirinli por ippon. Na trajetória até a decisão, o sargento do Exército despachou o catariano Ayoub Elidrissi e tunisiano Fredj Dhouibi, ambos por ippon, e o mongol Bayarmagnai Dagvadorj, na diferença de punições. A prata ficou com o local Hwang Dong Kyu, enquanto o tunisiano Dhouibi Fredj completou o pódio.

"Foi uma luta muito difícil, mas treinei muito e consegui mostrar isso nos tatames. Estou muito feliz”, afirmou Felipe.

Mariana, por sua vez, derrotou a eslovena Nina Milosevic por ippon. Ela também passou pela camaronesa Bibiene Makuete Fopa por ippon, venceu a chinesa Lingling Huang por wazari e a polonesa Agata Ozdoba na diferença de punições.

“Estou muito feliz pela conquista desta medalha. Vim para essa competição buscando coisas novas, sempre com o intuito de melhorar. Agora o foco é trabalhar forte visando os Jogos Olímpicos”, festejou a atleta.

Além do título por equipes, Mariana foi ouro nos 73kg dos Jogos Mundiais Militares (foto: Divulgação/CBJ)
Além do título por equipes, Mariana foi ouro nos 73kg dos Jogos Mundiais Militares (foto: Divulgação/CBJ)


Rafaela ficou com a prata ao perder a acirrada decisão para a russa Tatiana Kazeniuk na diferença de punições, no golden score de seis minutos. Na estreia, a brasileira levou 11 segundos para bater a queniana Juliet Jelagat Tubei por ippon. Ela também venceu a chinesa Liru Huang por yuko e a indonésia Ni Kadek Anny Pandini por ippon. O tropeço não desanimou Rafaela, que já voltou a atenção para as próximas competições.

“Ela é uma atleta muito forte. A partir de agora é melhorar a cada competição e pensar nos próximos torneios. Vou disputar o Campeonato Brasileiro, depois tenho competições nos Emirados Árabes, na Coreia e no Japão”, projetou a judoca.

Já Sarah caiu na semifinal para a chinesa Shanshan Luo. A brasileira vencia por um wazari e dois yukos, mas acabou sofrendo um estrangulamento e o ippon e terminou com a medalha de bronze. A atleta do Piauí passou pela zâmbia Martha Simwanda e pela mongol Chantsaldulam Jagvaral por ippon e pela indonésia Terry Kusumawardani na diferença de punições. Porém sofreu uma derrota para a russa Mariia Persidskaia, na diferença de punições, e mesmo assim avançou à semi, na qual acabou derrotada por Luo.

Também nesta segunda, Leandro Cunha (73kg) e Érika Miranda (52kg) lutaram na Coreia do Sul, mas não se classificaram para a disputa de medalhas. Charles Chibana (66 kg) sentiu dores no ombro e foi poupado pela comissão técnica.

Outros sete representantes verde-amarelos vão ao tatame nesta terça, a partir das 22h (de Brasília). Leandro Guilheiro (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Correa (100kg), Walter Santos (+100kg), Maria Portela (70kg), Nádia Merli (78kg) e Rochele Nunes (+78kg) tentarão ampliar o número de pódios brasileiros nos Jogos Mundiais Miliares. A dúvida fica por conta de Guilheiro, que sentiu dores na campanha do título por equipes e não sabe se estará à disposição.

Conteúdo Patrocinado