Judô brasileiro encerra primeiro dia do Grand Prix de Baku sem medalhas - Gazeta Esportiva
Judô brasileiro encerra primeiro dia do Grand Prix de Baku sem medalhas

Judô brasileiro encerra primeiro dia do Grand Prix de Baku sem medalhas

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/05/2016 às 12:08 • Atualizado: 30/05/2017 às 15:17

São Paulo, SP

Brasil chegou perto, mas não conseguiu sair com uma medalha nesta sexta-feira em Baku (Foto: IJF/Divulgação)
Brasil chegou perto, mas não conseguiu sair com uma medalha nesta sexta-feira em Baku (Foto: IJF/Divulgação)


O Brasil estreou no Grand Prix de Baku nesta sexta-feira. Tido como uma das esperanças de medalhas ao país nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, os judocas Felipe Kitadai e Erik Takabatake entraram no tatame pela categoria até 60kg. Felipe começou sua jornada enfrentando Vincent Limare e conseguiu superar o francês aplicando um Ippon. No entanto, o judoca paulista não conseguiu repetir o desempenho diante de Ashley McKenzie, sendo superado por um Ippon e um Wazari.

Competindo pela mesma categoria que Felipe, Erik Takabatake teve mais sucesso e foi longe em sua chave. O brasileiro passou pelo israelense Artiom Arshanski e pelo Turco Ahmet Sahin Kaba antes de fazer o confronto decisivo com o Sharafuddin Lutfillaev. Sem conseguir encaixar bons golpes, Erik acabou sendo superado pelo judoca uzbeque por uma penalidade a mais que seu adversário, que ficou com a medalha de bronze da categoria. Mesmo assim, Takabatake foi para a repescagem brigar pelo bronze, mas foi parado pelo algoz do compatriota Felipe Kitadai. Ashley McKenzie levou a melhor mais uma vez, aplicando um novo Ippon e ficando com a medalha em Baku.

No feminino a brasileira Erika Miranda conseguiu ir mais longe do que Felipe e Erik. Competindo na categoria até 52 kg, Erika foi a campeã de sua chave, passando pela Belga Ilse Heylen e pela espanhola Laura Gomez. Na semifinal, entretanto, a italiana Odette Giufrida contou com três penalidades da adversária para ir à final. Disputando a medalha de bronze, Erika tentou se recuperar, mas acabou sofrendo uma nova derrota para a mongol Bundmaa Munkhbaatar, que aplicou um wazari e um yuko sobre a adversária e encerrou a participação da brasileira no Azerbaijão.

Quem fechou os trabalhos do Brasil no tatame de Baku nesta sexta-feira foi Rafaela Silva. Competindo na categoria até 57kg a judoca teve bom desempenho na sua chave, avançando sobre a italiana Maria Centracchio com um wazari, mas perdendo a final da chave diante da japonesa Tsukasa Yoshida, que finalizou a luta com um ippon. Na repescagem Rafaela se recuperou contra a israelense Timna Nelson Levy, levando a melhor com um yuko, um wazari e posteriormente um ippon. Na disputa final pelo bronze ela não conseguiu manter o embalo e perdeu o bronze para a chinesa Lu.

Neste sábado o Brasil volta a entrar no tatame pelo Grand Prix de Judô de Baku. Ketelyn Quadros, pela categoria até 63kg, e Maria Portela, na categoria até 70 kg, representam o país no feminino. Já no masculino Luciano Corre a Rafael Buzacarini, na categoria até 100kg, e David Moura e Rafael Silva na categoria acima de 100kg também tentarão buscar uma medalha.

Conteúdo Patrocinado