Mais Esportes

Jorge Zarif garante vaga olímpica do Brasil na Classe Finn da vela

São Paulo , SP
18/05/2019 14:48:22

Em: Bastidores, Mais Esportes, Notícias
Jorge Zarif representará o Brasil nas Olimpíadas (Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy/Divulgação)

A vela garantiu mais uma vaga para o Brasil em Tóquio 2020. Com a décima posição na fase de classificação do Campeonato Europeu, Jorge Zarif avançou à regata da medalha e assegurou um lugar para o país na zona de classificação para os Jogos Olímpicos.

Além da Finn, a vela brasileira já está classificada na Laser, 49er FX e Nacra 17. Nas demais seis classes do programa de Tóquio 2020, o país ainda busca vaga nas competições internacionais deste ano.

“É importante conquistar a vaga neste momento. Agora, a próxima obrigação é atender aos critérios técnicos da Confederação para ser indicado para os Jogos. Dá um pouco mais de tranquilidade para se preparar para o evento-teste, em agosto, e para o Mundial em dezembro, na Austrália”, afirmou Zarif.

O brasileiro nem precisou velejar na última prova para garantir a classificação. Com ventos muito fracos, as regatas do dia foram canceladas em Atenas. Assim, Jorge Zarif fechou a fase de classificação dentro do top 10, com 103 pontos perdidos, logo atrás de Anders Pedersen (102 p.p.), que classificou a Noruega para os Jogos de Tóquio. O britânico Giles Scott é o líder da competição, com 28 pontos perdidos.

Ao todo, quatro vagas olímpicas para países estão em jogo no Campeonato Europeu. Estão fora dessa disputa as oito nações que já tinham garantido, no Mundial do ano passado, seus lugares em Tóquio. Após a classificação de Brasil e Noruega, as duas vagas restantes serão decididas na regata final deste sábado, que reúne velejadores do 11º lugar em diante.