João Victor Marcari Oliva habilita-se a integrar o Time Brasil de Adestramento - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
João Victor Marcari Oliva alcança índice para integrar o Time Brasil de Adestramento no Pan

João Victor Marcari Oliva alcança índice para integrar o Time Brasil de Adestramento no Pan

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/03/2023 às 21:04 • Atualizado: 28/03/2023 às 21:59

São Paulo, SP

No segundo Concurso Internacional da temporada, o cavaleiro olímpico João Victor Macari Oliva, paulista de 27 anos radicado em Portugal, comemorou a pontuação acima de 70% em Grand Prix com Feel Good VO, cavalo de criação do seu plantel e que ele próprio domou. Em Lisboa, o resultado rendeu o 2º índice do conjunto em busca de vaga na equipe brasileira rumo ao Pan-americano Santiago 2023, no final do ano.

O 2º índice - Requisito Mínimo de Elegibilidade, MER, na versão em inglês - foi atingido no último sábado no GP do CDI3 estrelas, principal atração do “Lisbon International Dressage Show”, na Sociedade Hípica Portuguesa. O conjunto registrou 70.348% de nota média final e com os dois juízes cinco estrelas da Federação Equestre Internacional (FEI): 71.196% com Peter Hoiller, da Alemanha, e 70.000% com Magnus Ringmark, o sueco que irá presidir o júri nos Jogos de Santiago. No domingo, voltou à pista para o GP Special, registrando 69.872%.

O 1º índice da dupla foi conquistado em fevereiro, na vitoriosa estreia na temporada no CDI3 de Cascais, Portugal: 69,782%. Para se candidatar a uma vaga no Time Brasil de Adestramento é necessário que o conjunto (cavalo e cavaleiro) atinja o índice desejado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que é de 67% no Grand Prix e com ao menos um juíz FEI cinco estrelas em CDIs acima de três estrelas.




Feel Good V.O, castanho de 11 anos, é um garanhão warmblood aprovado em Westfalen, na Alemanha, onde o cavaleiro e seu pai, o empresário Victor Oliva, também selecionam cavalos de alta performance para a Dressage - como é internacionalmente conhecida a modalidade Adestramento. Na Alemanha, a família mantém uma extensão do que já fazem no Brasil com raças alemãs e o Puro Sangue Lusitano na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra, interior paulista.

Atleta militar, o Sargento João Victor Oliva considera Feel Good V.O seu cavalo “reserva” para disputa de vaga para o Pan-americano. Para João Victor, Feel Good V.O ainda tem muito para mostrar.

"É um cavalo muito jovem e vai trazer muita felicidade ainda. Eu que o domei e o conheço muito bem. Nossa conexão é ótima”, disse. Visando atingir seu objetivo que é registrar novos índices e voltar a integrar o Time Brasil em busca de mais medalhas Pan-americanas.

Integrando desde o final de 2020 o Campline Horse Team, de Portugal, o cavaleiro tem como principal montaria o Puro Sangue Lusitano Escorial Campline, parceiro na conquista dos melhores resultados do Brasil em Olimpíadas e Mundiais como nos Jogos de Tóquio em 2021 e no Mundial de Herning, Dinamarca, em 2022. Estes resultados o alçaram a ocupar a 36ª posição no Ranking Mundial de Dressage no início de 2023, o melhor resultado na história da modalidade no país.

Conteúdo Patrocinado