IOB promove capacitação olímpica para transformar o Brasil em potência - Gazeta Esportiva
IOB promove capacitação olímpica para transformar o Brasil em potência

IOB promove capacitação olímpica para transformar o Brasil em potência

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

29/01/2019 às 16:21

São Paulo, SP

A ex-ginasta e atual gerente do IOB, Soraya Carvalho, apresentou o projeto à imprensa nesta terça-feira (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem um plano ambicioso para tornar o Brasil uma das principais potências do esporte. Nesta terça-feira, o “braço” do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) detalhou à imprensa seus programas de capacitação, que existem há dez anos e envolvem atletas, treinadores e profissionais responsáveis pela gestão de modalidades. A entidade também aproveitou para divulgar o 1º Congresso Olímpico Brasileiro, marcado para o próximo dia 13 de abril e que reunirá grandes nomes do esporte mundial em São Paulo.

Lançado em 2009, o IOB tem como função dar suporte a atletas, treinadores e gestores do esporte brasileiro. Só para se ter uma ideia, 79% das medalhas olímpicas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 estiveram no peito de atletas cujas modalidades receberam capacitação do Instituto Olímpico Brasileiro, que, por sua vez, não cobra qualquer valor para difundir conhecimento às pessoas que fazem o esporte no País.

No programa destinado a atletas olímpicos e pan-americanos, o IOB oferece diversos serviços. O suporte do Instituto engloba aulas de como o esportista deve lidar com a imprensa e também saber se dividir entre treinos e compromissos com patrocinadores. Além disso, eles têm acesso a cursos sobre como gerenciar suas finanças, coaching e auxílio na transição para o pós-carreira, adquirindo condições de se colocar no mercado de trabalho.

Grandes nomes do esporte brasileiro já participaram do programa de capacitação do IOB. Emanuel, do vôlei de praia, Nalbert, do vôlei de quadra, Joanna Maranhão, da natação, e Daiane dos Santos, da ginástica, são alguns exemplos.

O IOB também é o responsável pela Academia Brasileira de Treinadores. Nesse programa, a instituição tem como objetivo formar profissionais de alto rendimento e, para isso, o divide em três diferentes cursos. O primeiro é destinado a treinadores de desenvolvimento. O segundo, mais avançado, é o de aperfeiçoamento. Já o terceiro é exclusivo para treinadores de excelência, aqueles que já conquistaram medalhas olímpicas ou que possuem um grande potencial para isso.

No programa para gestores, o IOB oferece quatro diferentes cursos, que podem ser feitos à distância ou presencialmente. São eles o curso de fundamento da administração esportiva, o curso de administração esportiva, o curso avançado de gestão esportiva e o curso de capacitação de chefes de equipe. Os dois primeiros acontecem duas vezes por ano, o terceiro uma vez por ano e o último somente sob demanda.

 

Conteúdo Patrocinado