Henrique Avancini garante top 20 na etapa alemã da Copa do Mundo de MTB - Gazeta Esportiva
Henrique Avancini garante top 20 na etapa alemã da Copa do Mundo de MTB

Henrique Avancini garante top 20 na etapa alemã da Copa do Mundo de MTB

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/05/2018 às 14:09

São Paulo, SP

Os atletas brasileiros encontraram muitas dificuldades na etapa da Alemanha da Copa do Mundo UCI de MTB, realizada em Albstadt. Além das subidas íngremes características da pista considerada uma das mais difíceis do circuito mundial, os ciclistas tiveram de lidar com os efeitos da chuva. A vitória no cross country olímpico (XCO) ficou com o suíço Nino Schurter, seguido pelo francês Stephane Tempier e o holandês Mathieu Van Der Peol.

Veja também: Saiba tudo sobre a Prova Ciclística 9 de Julho

Entre os brasileiros, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing Team) conseguiu terminar com o melhor desempenho, na 17ª colocação. Além dele, Rubinho Valeriano finalizou em 106º e Guilherme Muller foi o 109º, ambos da Sense Factory Racing. Atual campeão brasileiro e pan-americano, Luiz Cocuzzi foi o 49º colocado. No sábado (19), quem esteve em ação foi Mario Couto, companheiro de equipe de Rubinho e Guilherme, que disputou a prova da sub-23 e concluiu na 80ª posição.



"Este era o pior circuito para as minhas características e nas piores condições. Tenho trabalhado para enfrentar situações adversas e consegui minha melhor performance na lama europeia até então. Com o 17º lugar no dia, somado às classificações de meus companheiros de equipe, Maxime Marot (FRA) e Manuel Fumic (ALE), conquistamos o primeiro lugar no ranking de equipes com a CFR Team e sou o nono colocado no geral da Copa do Mundo após três corridas", avaliou Henrique Avancini após a disputa.

Um dos mais experientes ciclistas do MTB brasileiro, Rubinho Valeriano também comentou sua participação em Albstadt. "A prova foi bastante dura e, com as chuvas dos dias anteriores, não conseguimos treinar direito na pista. Dei apenas quatro voltas antes da corrida, o que não era o ideal. Infelizmente, logo no início tive um problema em minha corrente da bike, que arrebentou, e tive que esperar todo o pelotão passar para consertá-la. Fiz uma prova de recuperação e ganhei o máximo possível de posições", disse.

A etapa de Albstadt da Copa do Mundo teve a estreia do short track (XCC). A prova de pista reduzida e curta duração, com cerca de 25 minutos, foi disputada por apenas 40 ciclistas, tanto na masculina quanto na feminina. Assim como no XCO, Henrique Avancini conquistou a melhor colocação entre os brasileiros, ao terminar em 11º lugar. O campeão foi o holandês Mathieu Van Der Peol, seguido de Samuel Gaze (NZE) e Mathias Flueckiger (SUI).

Volta do Pinheiral de MTB

Ricardo Pscheidt venceu a Volta do Pinheiral de MTB (Divulgação)


O catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro29) foi o campeão da 7ª Volta do Pinheiral de MTB, em São João Batista (SC). Pscheidt venceu a elite na pró, categoria que teve percurso de 72 km e altimetria acumulada de cerca de 1.200 m.

"A Volta do Pinheral foi bem bacana, porque os principais ciclistas de Santa Catarina estavam na disputa. No prêmio de montanha, no km 30, o Marcelo Moser e eu abrimos uma fuga, que durou até 5 km após a meta. Logo em seguida, começou a última trilha do dia e nos distanciamos novamente. Após este trecho, saí cerca de 50 m na frente da trilha e sustentei essa distância até a chegada, garantindo mais uma importante vitória na carreira", relatou Pscheidt.

Conteúdo Patrocinado