Seleção Brasileira de Ginástica Artística se prepara para competição por equipes em Stuttgart - Gazeta Esportiva
Seleção Brasileira de Ginástica Artística se prepara para competição por equipes em Stuttgart

Seleção Brasileira de Ginástica Artística se prepara para competição por equipes em Stuttgart

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/03/2023 às 18:21

São Paulo, SP

A temporada competitiva da Ginástica Artística Brasileira começa com a participação no DTB Pokal, em Stuttgart, na Alemanha, que já faz parte dos planos das comissões técnicas há alguns anos. A competição começa nesta sexta-feira e se estende até o domingo.

O Brasil enviou Seleções repletas de faces jovens, reunindo atletas promissores, com as capacidades técnicas necessárias para um bom desempenho no Mundial da Antuérpia, que terá início no final de setembro e é fundamental no planejamento do atual ciclo olímpico.

"O DTB Pokal sempre fez parte do nosso planejamento. É uma competição de início de temporada na qual começamos a preparar os ginastas para os eventos do ano, principalmente eventos em equipe. É uma competição forte, de nível técnico alto, sempre com muitos ginastas que se destacam mundialmente. Este ano, a competição terá formato diferente. Teremos um dia de competição por equipes, finais por aparelhos no sábado e, no domingo, uma competição mista", delcarou Cristiano Albino, um dos treinadores da Seleção de Ginástica Artística Masculina.

Walmy Júnior, treinador convocado para a Seleção Brasileira Feminina, lembrou que a participação nesse evento, já em março, serviu para acelerar a preparação dos ginastas, que já participaram de dois Estágios de Treinamento da CBG, no Rio de Janeiro.

"Por ser uma competição no início do ano, nos ajuda a dar um gás nas meninas, para que se preparem de uma maneira mais rápida. Agora em março elas estão com uma preparação física muito melhor do que estariam se não tivesse essa competição", declarou.

No masculino, a comissão técnica optou pela convocação de atletas generalistas, aqueles que fazem todos os aparelhos. “Isso facilita a montagem da equipe em cada aparelho. Temos mais opções e possibilidades para ter melhores resultados. Esta equipe é nova, com ginastas mais jovens. Acredito que é importante para eles ganharem experiência não somente para o próximo Mundial, mas também para os próximos anos e ciclos que teremos”, disse Albino.

Sobre a Seleção Feminina, a prioridade é testar novos elementos que foram acrescentados às séries das ginastas.

"Nossa expectativa é que elas consigam acertar suas provas. Tem meninas testando elementos novos, treinando novas composições de série. Então esperamos que elas consigam acertar esses elementos para que possamos depois continuar crescendo e melhorando as notas. Nosso principal trabalho aqui é fazer com que estejam bem preparadas, tranquilas e que façam uma boa competição, que façam algumas finais no sábado. Temos também a competição mista, que é junto com o masculino. Quem sabe não consigamos aí alguma medalhinha?", projetou Walmy.

Confira as integrantes Seleção de Ginástica Artística Feminina

Beatriz Lima, Carolyne Pedro, Gabriela Barbosa, Josiany Calixto, Julia Soares e Luisa Maia. Treinadores: Caroline Molinari e Walmy Junior

Confira os integrantes da Seleção de Ginástica Artística Masculina

Gabriel Barbosa, Josue Heliodoro, Murilo Pontedura, Patrick Sampaio, Tomas Florêncio e Yuri Guimarães. Treinadores: Cristiano Albino e Ricardo Yokoyama

Conteúdo Patrocinado