Seleção Feminina de Futsal inicia preparativos para Mundial - Gazeta Esportiva
Seleção Feminina de Futsal inicia preparativos para Mundial

Seleção Feminina de Futsal inicia preparativos para Mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/11/2015 às 17:36

São Paulo, SP

O técnico Wilson Sabóia enfrenta dificuldades para lidar com estilos diferentes de jogo na Seleção (Foto: Naiara Gresta/CBFS)
O técnico Wilson Sabóia enfrenta dificuldades para lidar com estilos diferentes de jogo na Seleção (Foto: Naiara Gresta/CBFS)


De olho no sexto título do Mundial Feminino de Futsal, a Seleção Brasileira iniciou os treinos preparatórios para o torneio, cujo início foi marcado para o dia 24 de novembro. Concentrada em Brasília, a equipe aguarda o momento de viajar para a Guatemala, onde será realizada a competição.

Para o técnico Wilson Sabóia, os treinos são necessários para organizar o time e ajustar a forma de jogar das atletas.

"Logo no primeiro dia fizemos uma reunião para passar tudo do planejamento às meninas. Nesses primeiros treinos trabalhamos mais a questão ofensiva, os modelos de jogo que consideramos ideal. Também procuramos explorar um pouco os tipos de marcação das adversárias. Então esses contatos iniciais foram mais para organizar a equipe ofensivamente para se sobrepor às situações que as adversárias poderiam nos impor durante a competição", disse.

Uma das dificuldades enfrentadas pelo treinador é lidar com os diferentes estilos impostos pelos clubes às jogadoras. "Cada clube trabalha suas especificidades. Na Europa se tem uma metodologia de trabalho, aqui no Brasil também existe a diferença de um clube para o outro. Mas acho que a competência cognitiva das atletas é fundamental neste momento para aproximarmos o nosso modelo de jogo ideal, embora sejam poucos dias de treino. Entendemos que podemos progredir, principalmente pela competência da comissão técnica e a metodologia que estamos usando, além da situação cognitiva das atletas. Esses três fatores podem fazer com que essa aproximação das atletas da Europa e do Brasil tenham uma sincronia eficiente neste Mundial e nos traga bons frutos.”

No Grupo A do Mundial, o Brasil terá pela frente seleções como Portugal, Irã e Costa Rica. A primeira é a atual vice-campeã do torneio, enquanto a segunda foi campeã asiática na última temporada.

"Com certeza será o Mundial mais complicado, mais díficil. Espanha, Portugal, Rússia, Costa Rica, Irã, são seleções que estão em fase de treinamento apurado. Para se ter uma ideia, as espanholas estão se encontrando desde agosto, julho, evoluindo o jogo tático ofensivo e defensivo. Vejo nosso grupo como sendo muito equilibrado, com Portugal, Irã e Costa Rica. Mas acredito na competência das nossas atletas para fazer um bom Mundial, com o primeiro passo sendo conseguir a classificação para a segunda fase. Aí crescemos na competição e vamos degrau por degrau, em busca deste hexacampeonato", afirmou Sabóia.

Após realizar dois amistosos neste fim de semana, em Brasília, a Seleção Brasileira embarca para a Guatemala na próxima segunda-feira.

Conteúdo Patrocinado