Campeonato Brasileiro de futebol de 5 inicia no fim de outubro; confira curiosidades - Gazeta Esportiva
Campeonato Brasileiro de futebol de 5 inicia no fim de outubro; confira curiosidades

Campeonato Brasileiro de futebol de 5 inicia no fim de outubro; confira curiosidades

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/10/2021 às 12:47

São Paulo, SP

O começo de outubro marcou o início da contagem regressiva para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 5 da Série A. As 12 equipes inscritas começarão a lutar pelo título no dia 25, com o confronto entre os atuais tricampeões da Agafuc e a Uniace.

No total, são 197 pessoas envolvidas no evento, contanto atletas, comissões técnicas, arbitragem e estafe da Confederação. Ainda por questões de prevenção devido à pandemia de Covid-19, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, permanecerá fechado ao público.

Confira cinco curiosidades do torneio:

1 - Até hoje, foram realizados 32 torneios com caráter de Campeonato Brasileiro, sendo nove sob a gestão da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é o maior campeão, com sete taças: 2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009. A Adevibel tem cinco conquistas, seguida por Apace e Agafuc, com quatro cada.

Goleiro Erenilto ergue a taça do campeonato de 2016, o último conquistado pelo ICB. (Foto: Divulgação/CBDV)


2 - As três últimas decisões de taça reuniram a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), do Rio Grande do Sul, e o Centro Desportivo Maranhense de Cegos (Cedemac), do Maranhão. Em todas, os gaúchos levaram a melhor. Em 2017, vitória por 2 a 0. No ano seguinte, o placar de 5 a 0. Por fim, na edição de 2019, triunfo por 3 a 0.

3 - Desde a edição de 2009, a artilharia da Série A é dominada por três atletas: Jefinho (seis vezes), Ricardinho (cinco vezes) e Nonato (duas vezes).

Secretário-geral da CBDV, Helder Maciel entrega troféu de artilheiro da edição de 2019 para Jefinho. (Foto: Divulgação/CBDV)


4 - Este ano, há 11 jogadores estrangeiros inscritos na competição, sendo a maioria da Argentina: Coki Padilla (Agafuc), Braian Nahuel (AMC), Braian Pereyra (Apadevi), Frederico Accardi (Cedemac), Maxi Espinillo e Daniel Iturria (Ismac) e Nahuel Heredia (Maestro). Há ainda os colombianos Juan Quintero (Apadevi) e John Gonzalez (Apadv), o chileno (Hugo Pavez, da Uniace) e o paraguaio (Hugo Lezcano, da Uniace).

5 - Todos os dez atletas da Seleção Brasileira que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio estarão em ação na Séria A.

Luan (goleiro): Agafuc
Matheus (goleiro): Apadevi
Cássio (fixo): Maestro
Damião (fixo): Apace
Jardiel (ala): Apace
Tiago Paraná (ala): Agafuc
Gledson (ala): Maestro
Jefinho (ala): Maestro
Ricardinho (ala): Agafuc
Nonato (pivô): Agafuc

Atletas do Brasil no pódio segurando as medalhas conquistadas em Tóquio. (Foto: Ale Cabral/CPB)

Conteúdo Patrocinado