Mais Esportes/Vela

Florianópolis sedia 3ª edição do mundial da classe Soto 40 em abril

GazetaEsportiva.net - Florianopolis , SC -
09/03/2015 14:31:00

Em: Mais Esportes

A praia do Jurerê, em Florianópolis, será o palco da 3ª edição do Mundial de Vela da classe Soto 40, que acontecerá em 10 regatas entre os dias 7 e 16 de abril.

A categoria é conhecida pelos modernos barcos onedesign, que foram desenhados pelo projetista argentino Javier Soto Acebal. O mundial teve sua primeira edição em 2013, no Chile, e foi vencido pelo chileno Pisco Sour. No ano passado, a competição foi sediada em Valencia, Espanha, e teve como vencedor o inglês Nguemi.

O brasileiro Torben Grael, bicampeão olímpico, deverá ser um dos nomes badalados do esporte que marcarão presença no evento, assim como o veleiro Pajero, atual campeão brasileiro da categoria. Entre os estrangeiros, o campeão da primeira edição do Mundial, Pisco Sur, e o vencedor do VTR Oceánico Championship, Nuevo Mastra Santander, estão confirmados.

O conceito de onedesign preza pela igualdade de todos os veleiros, tanto em tamanho, como em peso e área das velas. Com isso, a competição acaba sendo decidida por aspectos e capacidades de cada atleta.

Na categoria, todos veleiros são iguais em tamanho, peso e área das velas (Foto: Mathias Capizzano/Mitsubishi)
Na categoria, todos veleiros são iguais em tamanho, peso e área das velas (Foto: Mathias Capizzano/Mitsubishi) – Credito: Divulgação

Confira o calendário da competição:
7 a 11/4 – Registro e vistoria
11/4 – Treino livre e briefing
12/4 – Primeira e segunda regatas
13/4 – Terceira e quarta regatas
14/4 – Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 – Nona e décima regatas
16/4 – Premiação