Filipinho cai na repescagem e fica mais longe do título mundial - Gazeta Esportiva
Filipinho cai na repescagem e fica mais longe do título mundial

Filipinho cai na repescagem e fica mais longe do título mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/10/2015 às 11:22 • Atualizado: 09/10/2015 às 11:38

São Paulo, SP

Filipe Toledo foi eliminado na repescagem da etapa francesa do WCT (Foto: Poullenot/ WSL)
Filipe Toledo foi eliminado na repescagem da etapa francesa do WCT (Foto: Poullenot/ WSL)


O sonho do título do Mundial de surfe ficou mais distante para Filipe Toledo. Nesta sexta-feira, o brasileiro caiu na segunda fase (repescagem) da etapa francesa do WCT, em Hossegor, após perder bateria para o local Maxime Hoscenot, por 6.10 a 5.90. Com a derrota, o terceiro colocado do campeonato termina o evento no 25º lugar, igualando seu pior resultado na temporada – mesmo desempenho de Margaret River, na Austrália, em abril -, e soma apenas 500 pontos para o ranking mundial.

Enquanto isso, os principais rivais de Filipe Toledo na briga pelo caneco continuam firmes no evento em Hossegor, já que Mick Fanning (1º) e Adriano de Souza (2º) já estão classificados para a terceira rodada e poderão aumentar a vantagem sobre o surfista mais jovem do circuito.

Com o mar fraco, Filipinho conseguiu pegar apenas duas ondas, das quais conseguiu tirar 4.83 e 1.07 como suas melhores notas. Já o francês, com 3.60 e 2.50, somou a pontuação necessária para eliminar Toledo da disputa.

Outros quatro brasileiros foram despachados na repescagem. Caio Ibelli, que substituiu o Taj Burrow na França, foi derrotado pelo também australiano Owen Wright, por 14.57 a 12.07. Assim como Filipinho, Wiggolly Dantas também disputou uma bateria fraca e acabou fora da disputa. O algoz do ubatubense foi Michel Bourez, que venceu por 7.67 a 6.40.

No confronto nacional da repescagem, Jadson André e Miguel Pupo acabaram empatados em 9.20 a 9.20. No entanto, o primeiro avançou à terceira fase por ter conquistado a melhor nota da bateria (5.43).

Quem também abandonou a etapa francesa foi o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, porém sua eliminação já era esperada. Isso porque, na última quinta, ele levou uma vaca e rompeu o ligamento do joelho esquerdo, ficando fora do duelo com o compatriota Ítalo Ferreira na repescagem.

O destaque desta sexta-feira foi o norte-americano Kelly Slater. O undecacampeão mundial foi o dono da melhor pontuação do dia, com 17.37, oriunda de duas boas ondas (8.67 a 8.70), e acabou arrasando o espanhol Aritz Aranburu, que somou apenas 1.93.

A Liga Mundial de Surfe (WSL) ainda não confirmou se a terceira rodada será disputada ainda nesta sexta-feira ou no sábado pela manhã francesa.

Confira as baterias válidas pela terceira rodada da etapa francesa do WCT:

1: Julian Wilson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
2: Nat Young (EUA) x Jadson André (BRA)
3: Kelly Slater (EUA) x Kolohe Andino (EUA)
4: Ítalo Ferreira (BRA) x Keanu Asing (HAV)
5: Bede Durbidge (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
6: Mick Fanning (AUS) x Maxime Huscenot (FRA)
7: Adriano de Souza (BRA) x Tomas Hermes (BRA)
8: Kai Otton (AUS) x John John Florence (HAV)
9: Jeremy Flores (FRA) x Michel Bourez (FRA)
10: Gabriel Medina (BRA) x C.J.Hobgood (EUA)
11: Josh Kerr (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
12: Owen Wright (AUS) x Dane Reynolds (EUA)

Conteúdo Patrocinado