Em manifesto, Reino Unido pede "atletismo limpo" e recordes restabelecidos - Gazeta Esportiva
Em manifesto, Reino Unido pede "atletismo limpo" e recordes restabelecidos

Em manifesto, Reino Unido pede "atletismo limpo" e recordes restabelecidos

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/01/2016 às 12:10 • Atualizado: 11/01/2016 às 13:59

São Paulo, SP

Rússia foi suspensa do atletismo por 22-1 nesa sexta-feira (Foto: ERIC FEFERBERG/AFP)
Manifesto tem 14 propostas e pede que recorde estabelecidos no período do escândalo de doping russo sejam desconsiderados (Foto:AFP)


Nesta segunda-feira, a Federação de Atletismo do Reino Unido, preocupada em limpar o nome do esporte à nível mundial, publicou um manifesto com sugestões de medidas à Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e à Agência Mundial Antidoping (Wada). O documento, denominado de “Manifesto para um Atletismo Limpo”, conta com 14 propostas, entre estas, pede que todos os recordes mundiais sejam restabelecidos depois do escândalo de doping russo, e ainda que todos os atletas envolvidos na situação sejam proibidos de participar de competições no esporte por tempo indefinido.

“A integridade do atletismo foi desafiada como nunca antes em 2015. Fãs de esportes e atletas limpos sofrerão uma grande desilusão com o esporte. A confiança no atletismo está no seu ponto mais baixo em décadas. Maior transparência, sanções mais duras, proibições mais longas - e até mesmo acertar o relógio em recordes mundiais para uma nova era - devemos estar abertos a fazer o que for preciso para restaurar a credibilidade no esporte”, declarou o presidente da Federação do Reino Unido, Ed Warner.

As 14 medidas do manifesto, ainda trazem metas que serão incorporadas pela própria Federação de Atletismo do Reino Unido. O documento pede, por exemplo, que a Wada mantenha um registro global de os testes de doping realizados e que este seja constantemente atualizado. Além disso, sugere que que as punições sejam aumentadas para um mínimo de oito anos, de forma que os atletas deixem de participar de ao menos dois ciclos Olímpicos ou Paralímpicos.

Outra proposta pede que a Iaaf responsabilize as Federações para que estas sejam obrigadas a reembolsar o dinheiro de prêmios perdidos para atletas afetados resultantes de anulação dos resultados. Se uma Federação não cumprir esta responsabilidade, poderia ficar de fora de campeonatos internacionais importantes.

O presidente da comissão independente da Wada, que em novembro do ano passado divulgou o esquema de doping no atletismo russo, Richard “Dick” Pound, garantiu que o próximo alvo serão os atletas do Quênia, líderes no quadro de medalhas do atletismo no Mundial de Pequim, em agosto de 2015.

VISITA À RÚSSIA

Também nesta segunda, membros da comissão especial da IAAF iniciarão uma visita curta a Rússia, onde realizarão uma avaliação sobre a maneira como a Federação de Atletismo da Rússia (ARAF) está agindo após a suspensão do país nas competições.

Conteúdo Patrocinado