É tri! Conselho Mundial de Boxe reconhece o terceiro título mundial de Eder Jofre - Gazeta Esportiva
É tri! Conselho Mundial de Boxe reconhece o terceiro título mundial de Eder Jofre

É tri! Conselho Mundial de Boxe reconhece o terceiro título mundial de Eder Jofre

Gazeta Esportiva

Por Fernanda Silva

24/10/2019 às 19:54

São Paulo, SP

A semana foi especial para o esporte brasileiro. Durante convenção anual do Conselho Mundial de Boxe (CMB), a entidade reconheceu Eder Jofre como tricampeão mundial dos pesos galos. A marca foi alcançada após o título de 1960 ser homologado pelo conselho. Aos 83 anos, o pugilista esteve presente no evento e recebeu um cinturão comemorativo.

O principal responsável pela homologação da conquista de 1960 foi Antonio Oliveira, genro de Eder Jofre. O familiar juntou uma série de documentos que comprovaram a autenticidade do título mundial. Inclusive, jornais da Gazeta Esportiva foram utilizados no compêndio organizado por Antonio.

Eder Jofre é tricampeão mundial dos pesos galos (Foto: Ricardo Nóbrega/Gazeta Esportiva)


A conquista de 1960 foi o primeiro Mundial vencido por Eder. No entanto, a vitória não era considerada oficial pela comunidade oficial do boxe, já que houve uma alteração no nome da entidade que organiza os eventos do esporte pelo mundo. Antes de 1962, era chamada NBA (National Boxing Association) e, naquele ano, passou a ser WBA (World Boxing Association). A alteração aconteceu por conta de divergência entre dirigentes.

O cinturão de 1960 foi conquistado após vitória sobre o mexicano Eloy Sanchez, em Los Angeles. Na sequência, Eder voltou a ser campeão mundial em 1962, quando derrotou o britânico Johnny Caldwell no Ginásio do Ibirapuera. O terceiro título na categoria do peso galo aconteceu em 1963, quando venceu o japonês Kashutoshi Aoki, em Tóquio.

Dez anos depois, Eder voltou a ser campeão mundial, porém dessa vez na categoria dos pesos penas. O brasileiro derrotou o cubano naturalizado espanhol Jose Legra, em Brasília. O pugilista venceu muitas de suas lutas defendendo o São Paulo.

 

 

Conteúdo Patrocinado