Dirigentes terão que se explicar sobre suposto envolvimento em escândalos de dopagem (Foto: FRANCK FIFE/AFP)
O Comitê de Ética da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) convocou audiência nesta quarta-feira para ouvir o depoimento que quatro membros da entidade acusados de acobertar casos de doping.
Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da Iaaf, Lamine Diack, está entre os envolvidos. Além dele, o ex-diretor de antidoping Gabriel Dolles, o ex-presidente da Federação Russa de Atletismo, Valentin Balakhnichev, e o também membro da Federação Russa de Atletismo Alexei Melnikov, integram o grupo que deverá ser julgado.
O Comitê da entidade que comanda o atletismo mundial irá analisar o caso após o vazamento de que dirigentes recebiam propina para encobrirem casos de antidoping dentro do esporte. Só o ex-presidente Lamine Diack teria recebido R$ 4,3 milhões.
Liliya Shobukhova assumiu ter pagado alta quantia após ser flagrada nos exames antidoping. Por meio de um acordo semelhante a delação premiada, a atleta teve sua suspensão diminuída de 38 para sete meses. Já Yelena Isinbayeva corre o risco de não disputar as Olimpíadas do ano que vem com a suspensão da Rússia por conta dos escândalos de dopagem. A atleta sugeriu competir independentemente da participação de seu país, fato que está sendo analisado.