Dirigente defende a utilização de chips para combater o doping - Gazeta Esportiva
Dirigente defende a utilização de chips para combater o doping

Dirigente defende a utilização de chips para combater o doping

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/10/2017 às 15:40

São Paulo, SP

COI vem realizando ações, como rever amostras antigas, para combater o doping (Foto: Divulgação/COI)


Mike Miller, diretor executivo da Associação Olímpica Mundial (WOA), propôs a implantação de microchips nos corpos dos atletas para o que doping no esporte seja combatido. De acordo com o The Guardian, a proposta foi feita durante um debate sobre integridade e responsabilidade no esporte nesta quarta-feira

O executivo defendeu que faltam métodos contundentes para preservar o jogo limpo e, por isso, ele considera que a utilização de chips é uma boa medida porque seria possível reconhecer os efeitos de substâncias ilegais nos corpos.

"Estamos dispostos a colocar chips em nossos cachorros e parece que isso não os afeta. Por que não estamos preparados para colocar chips em nós mesmos?", questionou Miller antes de defender que a tecnologia deve ser utilizada. "Para acabar com o doping, precisamos colocar chips em nossos atletas se a tecnologia permitir".

Ao responder às críticas que sua ideia recebeu por causa da possibilidade de se haver uma invasão da privacidade dos atletas, Mike Miller respondeu que o esporte é “como um clube” e as pessoas não são obrigadas a fazer parte deste clube se não podem respeitar suas regras.

Uma das preocupações do executivo é que existe a possibilidade de os atletas esconderem o doping se utilizando das tecnologias atuais. Com o chip, seria possível conferir se há substâncias ilegais no corpo do competidor “em todos os momentos” e que, se houver mudanças no organismo do atleta, elas serão detectadas imediatamente. Além disso, Miller deixou claro que não estava falando em nome da Associação Olímpica Mundial e que isso não é uma proposta formal.

Conteúdo Patrocinado