Coreia do Sul elege Seul como sede para candidatura às Olimpíadas de 2032 - Gazeta Esportiva
Coreia do Sul elege Seul como sede para candidatura às Olimpíadas de 2032

Coreia do Sul elege Seul como sede para candidatura às Olimpíadas de 2032

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/02/2019 às 08:28

São Paulo, SP

Coreias firmaram acordo em setembro de 2018 por busca de candidatura conjunta (Foto: IOC/Christophe Moratal)


A candidatura conjunta das Coreias para os Jogos Olímpicos de 2032 segue ganhando forma. Nesta segunda-feira, a agênia AFP informou que Coreia do Sul escolheu Seul como cidade candidata para receber o maior evento esportivo do mundo, que será organizado junto com o Norte.

A confirmação da cidade, inclusive, deve ser oficializada nesta sexta-feira ao Comité Olímpico Internacional (COI), em uma reunião em Lausanne, na Suíça, para tratar da candidatura e da organização dos Jogos. Já a Coreia do Norte, de acordo com as especulações de fontes sul-coreanas, deve anunciar Pyongyang como sua cidade candidata para ser sede.

A decisão de uma candidatura em conjunto, assim como a participação como uma mesma equipe nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, foi firmada pelos dois países após uma série de encontros entre os países em 2018, ano marcado por uma considerável aproximação entre as duas Coreias, que estavam à beira de um conflito no decorrer de 2017.

A confirmação oficial, entretanto, foi dada durante uma reunião das duas cúpulas na capital da Coreia do Norte em setembro de 2018. Após o encontro, os líderes dos das duas Coreias, Moon Jae-in e Kim Jong-un, concordaram em seguir adiante com uma proposta conjunta para os países sediarem os Jogos Olímpicos, como parte de um processo de aproximação.

Conteúdo Patrocinado