Com cobranças de lateral com as mãos, Fifa aprova novas regras no futsal - Gazeta Esportiva
Com cobranças de lateral com as mãos, Fifa aprova novas regras no futsal

Com cobranças de lateral com as mãos, Fifa aprova novas regras no futsal

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/02/2018 às 13:58

São Paulo, SP

A final da Euro foi travada entre Portugal e Espanha, com vitória dos lusos por 3 a 2 (Foto: Jure Makovec/AFP)


A última semana pode ter sido muito importante para os rumos que tomará o futsal. Novas regras foram aprovadas pela Fifa, entidade maior do esporte, e o jogo poderá sofrer alterações significativas caso as mesmas sejam homologadas. Como por exemplo, a cobrança de lateral, que até então só pode ser feita com os pés, passaria a ser feita com as mãos, de acordo com a intenção do jogador.

Além desta, mais três propostas de mudança foram aprovadas pelo órgão regente do futebol, em uma reunião realizada durante a disputa da Uefa Euro de Futsal, na Eslovênia. O uso do goleiro-linha também poderá sofrer alterações, já que apenas a equipe perdedora poderá colocá-lo em quadra. Outra regra a ser introduzida, mas que já existiu no futsal, é a da reposição de bola dos goleiros, que não poderiam lançá-la direto ao campo de ataque. A última alteração ocorreria na decisão por pênaltis, em que seriam disputadas séries de cinco cobranças, como no futebol de campo, e não três como atualmente.

Representado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, o Brasil se posicionou contra apenas à regra da cobrança de laterais. Em relação a esta, a Fifa alega que a medida poderá contribuir para o aumento do número de gols em uma partida de futsal.

 

Conteúdo Patrocinado