COI suspende permanentemente bicampeão olímpico russo por doping - Gazeta Esportiva
COI suspende permanentemente bicampeão olímpico russo por doping

COI suspende permanentemente bicampeão olímpico russo por doping

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/12/2017 às 19:09

São Paulo, SP

Alexander Zubkov (primeiro da esquerda para direita) e Alexey Voevoda (quarto da esquerda para direita) foram punidos (Foto: AFP)


O Comitê Olímpico Internacional parece empenhado em desmascarar atletas russos que se utilizaram de doping nos últimos anos. Nesta terça-feira, o COI revelou a suspensão vitalícia de Alexey Voevoda, bicampeão olímpico de bobsled Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

No mês passado, a instituição já havia retirado as medalhas de Voevoda devido a desqualificação de seu companheiro de carrinho, Alexandr Zubkov. De acordo com o comunicado publicado nesta terça, Alexey também se envolveu em casos de doping.

"Alexey Voevoda cometeu violações das regras antidoping e está desqualificado dos eventos que participou. Além disso, ele é declarado inelegível para qualquer edição dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno após a Olimpíada de Sochi 2014", esclarece a publicação.

Nos Jogos de Inverno de 2014, Voevoda e Zubkov conquistaram medalhas de ouro na disputa de duplas e também na competição de quartetos. As duas vitórias já havia sido cassadas no último mês de novembro, quando o COI desclassificou os resultados de Zubkov, que recorreu da decisão junto ao TAS.

De acordo com a investigação, oito atletas de bobsled que integravam a delegação russa apresentaram resultados positivos para a utilização de substâncias consideradas ilícitas ou foram adulteradas.

Conteúdo Patrocinado