Nova série mostra como Henrique Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil - Gazeta Esportiva
Nova série mostra como Henrique Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil

Nova série mostra como Henrique Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/09/2022 às 10:34

São Paulo, SP

Era apenas uma brincadeira: subir e descer pedalando um morro no menor tempo possível. Sozinho e silencioso. Mas o tempo passou. De morro, virou montanha. De brincadeira, virou profissão. De sonho, virou realidade. De ‘Zé Ninguém’, como se auto-intitula, tornou-se o maior nome brasileiro de um esporte. Campeão mundial, número 1 do mundo, atleta olímpico e detentor dos maiores recordes do País, o ciclista Henrique Avancini transformou o mountain bike nacional. Mas ainda lhe faltava algo para ‘zerar o pico’. E ele conseguiu. Onde tudo começou, em Petrópolis (RJ), fez o som de um Maracanã eclodir por árvores, galhos, raízes e terra batida ao trazer a abertura da Copa do Mundo de MTB XCO 2022 ao País. E todas alegrias, angústias, dores e recordações pedalam juntas na nova série ‘Efeito Avancini’, que estreia nesta quarta-feira, na Red Bull TV.

Em cinco episódios, a série, em coprodução com o Canal OFF, recorda a trajetória de Henrique Avancini até a linha de chegada da etapa brasileira da Copa do Mundo de mountain bike, que voltou ao Brasil depois de 17 anos por influência do atleta. O Avança - como também é conhecido - relembra como, sozinho, reuniu energias para se colocar entre os melhores do mundo em uma viagem ‘absurda’ pela Europa, trouxe a ideia inovadora de aplicar gestão de alta performance aos atletas brasileiros e abriu trilhas para o desenvolvimento do esporte. Além disso, também conta sobre a disputa contra Nino Schurter, a quase perda de um dedo arrumando a bicicleta e os desafios de lidar com a depressão, problema que, de modo especial, ele traz à tona ao público.

(Foto: Fábio Piva/Red Bull Content Pool)


"Além de reviver a minha trajetória, ter a minha história relembrada por pessoas próximas a mim foi bastante interessante. Como atleta, a gente acaba sempre mirando o próximo desafio, a próxima competição... e foi um exercício de muita apreciação e de gratidão poder relembrar em detalhes tanto os momentos de glória e felicidade como os grandes desafios que passei e as barreiras que tive de atravessar para construir uma carreira que se tornou de muito sucesso e significado, maior até do que o significado esportivo”, analisou Avancini, atleta da Cannondale Factory Racing Team.

Por meio de depoimentos do pai, de amigos e de profissionais que mudaram a carreira de Avancini, o documentário ainda brinda o público com os efeitos que o atleta gerou tanto ao esporte brasileiro quanto ao estilo de vida sobre duas rodas. E se aquele morro petropolitano era uma trilha solitária, pôde ouvir - e se emocionar - com uma espécie de Maracanã na montanha.

“Eu esperava que o efeito nas pessoas seria muito forte e marcante, mas, para ser sincero, foi além do que eu esperava. Foi além de qualquer projeção, principalmente pelo o que significou aos atletas, dirigentes e equipes que estão neste contexto há tanto tempo. Demonstra o valor do acontecimento. A espera de mais de 15 anos foi necessária, pois, neste tempo, o esporte mudou, cresceu, passou por uma maturação e entregou algo que foi especial não só ao Brasil, mas ao mundo. É algo realmente especial na história, que temos de nos orgulhar muito”, completou o atleta.

“Andar com os melhores de um esporte, tendo nascido em um país que estava completamente fora do cenário desse esporte, já é difícil. Se tornar o melhor dos melhores com isso é um feito incrível. Mas, ser peça essencial para trazer os melhores pro seu país, ajudar ele a se tornar cenário nesse esporte e ser importante para disseminar essa cultura aqui, pra mim, é o que faz essa história única e admirável”, diz Caio Suzarte, diretor da série. “Acho que todos que ficaram envolvidos no projeto entenderam que não é somente sobre o resultado. É sobre algo muito maior do que uma corrida de bicicleta. A mensagem e história do Avancini são o verdadeiro ouro”, concluiu.

(Foto: Fábio Piva/Red Bull Content Pool)


No canal OFF, a série tem estreia marcada para o dia 14 de outubro, às 19h, e terá episódios semanais, toda sexta-feira. “Henrique Avancini é um atleta de superação. Ele traz a gana de atravessar os obstáculos, dentro e fora dos circuitos, para conseguir cumprir com os seus objetivos. Além disso, luta e contribui para que o esporte esteja presente no país, o que é essencial para a formação de novos ciclistas e descoberta de novos talentos. O público do OFF vai poder acompanhar toda a trajetória do Avancini e ver como a paixão pelo ciclismo fez com que se tornasse um dos melhores do mundo, motivo de orgulho para o esporte brasileiro.”, comenta Leonardo Campos, gerente de conteúdo do Canal OFF.

A partir do dia 14 de setembro, o primeiro e segundo episódios da série 'Efeito Avancini' estarão disponíveis gratuitamente, em português, na Red Bull TV. Os demais episódios serão lançados semanalmente na plataforma.

Conteúdo Patrocinado