"Mosca branca", Wellyda celebra título após bater na trave em 2016 - Gazeta Esportiva
"Mosca branca", Wellyda celebra título após bater na trave em 2016

"Mosca branca", Wellyda celebra título após bater na trave em 2016

Gazeta Esportiva

Por Bruno Calió

09/07/2017 às 14:22

São Paulo, SP

Após bater na trave em 2016 com o terceiro lugar, Wellyda dos Santos chegou ao lugar mais alto do pódio na 71ª Prova Ciclística 9 de Julho, na manhã deste domingo. Se no passado a atleta teve contratempos como pneu furado e corrente estourando, este ano conquistou o título na categoria Elite. Após a prova, a ciclista de 21 anos exaltou o esporte.

"Eu incentivo muito as mulheres a praticar o ciclismo. A gente diz que mulher é mosca branca nesse esporte, né, mas eu fico incentivando minhas amigas da faculdade, to trazendo todo mundo pro ciclismo porque eu amo esse esporte e eu quero que evolua, que cresça cada vez mais. Essa prova é muito importante porque da espaço para ciclistas que não são profissionais também. Aqui em São Paulo tem muito muito atleta e isso é muito legal. Espero que eles venham mais em outras competições também", afirmou, antes de exaltar ainda a prova.




"Essa é uma prova de grande peso, tem atletas internacionais... Então essa prova é muito importante, essencial para o calendário nacional do ciclismo. A vitória é importantíssima para mim e para a minha equipe", completou, exaltou o triunfo da equipe Funvic.

Durante a prova, Wellyda conseguiu uma fuga do restante do pelotão ao lado de de Thayna Araujo de Lima e se distanciaram do grupo. No sprint final, a vencedora ultrapassou a concorrente e ficou com o título. Após a prova, porém, Wellyda fez questão de elogiar a amiga.

"Fui campeã sub-23 esse ano no Pan Americano na República Dominicana, e vice-campeã Pan Americana Elite. A Thayna, que tava na fuga comigo, é minha companheira de seleção. Eu fiquei muito feliz de ver que o ciclismo tem evoluído porque nós duas somos sub-23, na seleção, no Pan Americano, então fico muito contente com isso. Agora tem os jogos regionais e depois tem o campeonato elite, meu foco é esse", completou.

A programação da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho começou cedo, por volta das 6h45, para os atletas da categoria Aspirantes/Amadores, com percurso total de 45,4km (divido em dois circuitos de 22,7km). Já a Elite largou próximo de 9h, com o masculino disputando cinco voltas de 22,7km, totalizando 113,5km. A elite e federados feminino deu duas voltas a menos, com 68,1km de percurso. Por fim, os federados masculinos fizeram quatro períodos (total de 90,8km). Foram mais de mil participantes na competição entre todas as categorias.



A Prova Ciclística 9 de Julho é uma das principais atrações do calendário esportivo da cidade de São Paulo e a cada temporada vem registrando novos feitos. O ano de 2015 marcou a volta da Prova às ruas de São Paulo. Em 2016, alcançou o número de 2.129 participantes e, com isso, passou a ser a prova ciclística com o maior número de participantes no Brasil.

A competição, idealizada por Cásper Líbero como homenagem a Revolução Constitucionalista, voltou às ruas em 2015 retratando o charme de São Paulo e, em seu percurso, estão alguns dos principais parques da cidade, como Povo e Villa Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim, e avenidas Juscelino Kubitschek, Pedroso de Morais e Lineu de Paula Machado, entre outras.

Conteúdo Patrocinado