Ciclismo/ Prova 9 de Julho

Luciene Ferreira da Silva conquista a vitória na Prova 9 de Julho

São Paulo , SP
09/07/2018 10:33:49 — 09/07/2018 15:36:09

Em: Ciclismo, Mais Esportes, Prova 9 de Julho
Chegada da categoria Elite Feminino da 72 Prova Ciclística Internacional 9 de Julho (Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press)

Nesta segunda-feira, aconteceu a 72ª Prova Ciclística 9 de Julho, com centenas de competidores brasileiros e estrangeiros vindo de milhares de quilômetros de distância. Na categoria Elite Feminino, a grande vencedora foi Luciene Ferreira da Silva, com o tempo de 1h14min07, em um final de corrida muito emocionante e disputado. A competidora já havia levado o título também em 2005 e 2007.

Já a segunda posição ficou com Wellyda dos Santos, campeã na edição do ano passado. A competidora teve o mesmo tempo da campeã, já que teve chances de ganhar até o fim, porém perdeu intensidade nos últimos segundos. Curiosamente, as outras três ciclistas que completaram o Top 5 também tiveram o mesmo tempo, 1h14min07. São elas: Ana Paula Polegatch (3°), a campeã de 2016 Daniela Lionço (4°) e Taise Maiara Benato (5°).

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

Na prova Federado Feminino, a vencedora foi Kelly Cristina Serafim, que fez o tempo de 1h14min18. A segunda posição ficou com Flora Meirelles, e a terceira com Margarida Borges Marques da Costa. Assim como na categoria Elite Feminino, o tempo das três primeiras foi o mesmo, sendo que os pequenos detalhes fizeram a diferença para decidir a campeã.

Após 13 quilômetros percorridos da elite, três competidoras despontavam na prova. Ana Paula Casetta, Viviane Lourenço dos Santos e Silvia Augusta da Silva destoaram do pelotão e brigavam pela primeira posição para tentar ganhar um pouco de vantagem diante das competidoras que estavam atrás.

Aos poucos, outras ciclistas ganhavam força e encostavam nas três competidoras, que mantinham o ritmo e tentavam seguir nas primeiras posições o máximo possível para dar força às suas respectivas equipes.

O fim da prova teve bastante intensidade, já que aquele era o momento de buscar o máximo de força para manter o ritmo e alcançar as primeiras colocações. Os últimos segundos foram muito emocionantes, com mais de cinco competidoras brigando pela primeira posição. Por fim, Luciene conseguiu ainda mais intensidade para terminar na frente e vencer a 72ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho.

Se nesta edição da categoria Aspirante Feminino a grande campeã foi estrangeira, a situação da categoria Elite Feminino é bem diferente. Desde a primeira edição, em 1985, apenas quatro vezes a vencedora não foi brasileira, sendo que em todas elas o troféu foi levantado pela francesa Cláudia Carceroni Saintagne, nos anos de 1991, 1992, 2002 e 2004.

Na edição do ano passado, a vencedora da categoria Elite Feminina foi Wellyda dos Santos, que ficou na segunda posição. Já Luciene Ferreira da Silva fechou o Top 3 no ano passado e pôde comemorar o título nesta segunda-feira.

Confira a classificação nas duas categorias: 

Categoria Elite Feminino: 

  Luciene Ferreira da Silva

Wellyda Regisleyne dos Santos

 Ana Paula Polegatch

 Daniela Lionço

Taise Maiara Benato

 Tatielle Valadares de Souza

 Ana Paula Casetta

Erika Soarez Correa

Jessica Aparecida dos Santos Braz

10° Maria Camila Giannella

Categoria Federado Feminino: 

Kelly Cristina Serafim

Flora Meirelles

Margarida Borges Marques da Costa

Grazzia Guglielmino da Cruz

Sheila Aparecida Simões

 

Confira os resultados

Elite Feminino

Elite Masculino

Federados Feminino

Federados Masculino

Aspirante Feminino – Geral

Aspirante Feminino – Categoria

Aspirante Masculino – Geral

Aspirante Masculino – Categoria