Candidatura de Doha para sediar Mundial de atletismo será investigada - Gazeta Esportiva
Candidatura de Doha para sediar Mundial de atletismo será investigada

Candidatura de Doha para sediar Mundial de atletismo será investigada

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/01/2016 às 19:19

São Paulo, SP

(Foto: Divulgação)
Informação foi dada pelo presidente da federação britânica, Ed Warner, nesta terça-feira (Foto: Divulgação)


A candidatura de Doha, capital do Catar, para sediar o Mundial de Atletismo em 2017 e 2019 sofrerá investigações do comitê de ética da IAAF (Federação Internacional de Atletismo). A informação foi dada pelo presidente da Federação britânica, Ed Warner, em depoimento no Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira.

“Eu tive várias conversas com a IAAF, e me disseram que as candidaturas de 2017 e 2019 de Doha serão investigadas pela comissão de ética. Vou conversar com o comitê e explicar tudo que ouvi”, declarou Warner.

Doha acabou perdendo para Londres o direito de sediar o Mundial de 2017, mas desbancou a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, para a edição de 2019. Em entrevista à BBC há algumas semanas, Warner afirmou ter recebido informações de pagamento de propina por parte dos catarianos para terem votos.

Em dezembro de 2014, o jornal britânico The Guardian revelou um email enviado por Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da IAAF, Lamine Diack, pedindo 5 mil euros (o equivalente a R$ 16 mil, na cotação da época) a autoridades do Catar para votar a favor do país na escolha da sede do Mundial de 2017. Diack também é investigado pela Interpol por fazer parte de um esquema de corrupção no atletismo francês.

 

Conteúdo Patrocinado