Brasileiros ficam sem medalhas no terceiro dia do Mundial em Astana - Gazeta Esportiva
Brasileiros ficam sem medalhas no terceiro dia do Mundial em Astana

Brasileiros ficam sem medalhas no terceiro dia do Mundial em Astana

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/08/2015 às 07:39 • Atualizado: 30/05/2017 às 15:22

São Paulo, SP

A brasileira Rafaela Silva se despediu do Mundial logo em sua primeira luta (Foto: Franck Fife/AFP)
A brasileira Rafaela Silva se despediu do Mundial logo em sua primeira luta (Foto: Franck Fife/AFP)


O terceiro dia do Mundial de Judô, realizado em Astana, no Cazaquistão, não foi favorável para o Brasil. Na madrugada desta quarta-feira, Marcelo Contini (73kg) e Rafaela Silva (57kg) foram ao tatame para as disputas da categoria leve e ficaram no meio do caminho da briga por medalhas. Campeã mundial em 2013, no Rio de Janeiro, a carioca se despediu do torneio logo em sua estreia, enquanto o judoca nacional venceu três lutas, mas acabou sucumbindo no quarto combate.

Diante da canadense Catherine Beauchemin-Pinard, Rafaela Silva, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, sofreu uma punição logo no começo da luta, o que a obrigou a partir para cima da adversária, que se defendeu de maneira eficiente. Nos últimos segundos, ao arriscar um ataque, a carioca acabou sofrendo um contragolpe e o estrangulamento, desistindo do combate. A brasileira deixou o tatame sentindo dores no pescoço, mas, após uma avaliação, nenhuma lesão foi constatada.

Já Marcelo Contini começou o dia frente a frente com o ganês Emmanuel Nartey. O brasileiro forçou duas punições para o adversário e depois angariou o estrangulamento. O africano bateu no tatame para admitir a derrota.

Na sequência, Contini fez uma luta mais segura contra o canadense Etinne Briand. Sem se arriscar, mas tomando a iniciativa, provocou quatro punições para o rival, que acabou eliminado.

No entanto, o brasileiro não resistiria diante do vice-campeão mundial Kuk Hyon Hong, da Coreia do Norte. Contini até conseguiu equilibrar as ações ao manter a luta empatada com uma punição para cada a um minuto e meio para o final, quando sofreu um segundo shidô. O judoca nacional foi para cima, porém não conseguiu reverter o resultado.

O Brasil segue sua participação no Mundial de Astana nesta quinta-feira, dia 27, com três judocas na categoria meio-médio. Entre os homens, Victor Penalber e Leandro Guilheiro representarão o País. No feminino, Mariana Silva brigará por medalhas. Os combates começam a partir das 2 horas (de Brasília) da próxima madrugada e irão até as quartas de final. As repescagens, semifinais e as disputas por pódio serão iniciadas às 8 horas.

Após três dias de competições, o Brasil conquistou uma única medalha, com Érika Miranda, bronze na categoria meio-leve (até 52kg).

Conteúdo Patrocinado