Brasileira bate recorde das Américas em lançamento de disco - Gazeta Esportiva
Brasileira bate recorde das Américas em lançamento de disco

Brasileira bate recorde das Américas em lançamento de disco

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/04/2018 às 22:16

São Paulo, SP

Elizabeth Gomes bate recorde no lançamento de disco (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)


A atleta Elizabeth Gomes bateu, nesta quinta-feira, o recorde das Américas de lançamento de disco. A paulista, que participa do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, atingiu a marca de 14,71m, na classe F52. Ela ultrapassou a americana Cassie Mitchell, antiga recordista, com 13,95m.

A atleta de 53 anos, natural de Santos, foi diagnosticada com esclerose múltipla quando tinha 27 anos. Ela iniciou a praticar esportes pelo basquete em cadeira de rodas, mas resolveu mudar para o atletismo em 2008, nos Jogos Paralímpicos de Pequim. Após uma piora clínica em sua doença, no final do ano passado, ela precisou passar por algumas adaptações, devido a uma lesão no lado esquerdo do corpo.

“Agora estou me readaptando a tudo, porque não consigo mais pegar os implementos com a mão, ele tem de ser colocado para eu poder lançar. Mas continuo com a mão esquerda, porque a direita também é comprometida”, afirmou a atleta.

Em 2016, a santista passou de F54 para F55, para atletas com menor nível de deficiência. Na nova classe, ela não conseguiu vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Mas em 2017, Beth classificou-se para o Mundial da modalidade, no Estádio Olímpico de Londres, quando ficou em oitavo lugar, com 15,41m.

Às vésperas do Open Loterias Caixa 2018, Beth passou por nova banca de classificação funcional e, desta vez, os avaliadores do IPC constataram a perda de alguns movimentos de Beth. Isso a reposicionou na classe F52, para competidores com maior grau de comprometimento. “Essa mudança, de F55 para F52, foi muito justa para mim, porque a classe em que eu estava era muito fora das minhas condições. Agora, ficará mais justo e poderei competir de igual para igual”, completou.

Conteúdo Patrocinado