Mais Esportes/Beisebol

Brasil receberá o Pré-pan Americano de Beisebol pela primeira vez

São Paulo , SP
11/01/2019 15:00:19

Em: Mais Esportes
Brasil tem nomes que jogam a MLB (Foto: Divulgação)

De 29 de Janeiro a 03 de fevereiro as cidades de São Paulo e Ibiúna sediarão torneio Pré Pan-Americano de beisebol, que valerá aos participantes quatro vagas nos jogos de Lima 2019. A iniciativa da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol visa preparação para disputa de seletiva para os jogos olímpicos de Tokyo 2020, além de promover e divulgar a modalidade que exporta muitos talentos brasileiros para EUA, México, Venezuela, Republica Dominicana, Europa e Japão. Participarão do torneio oito seleções, dentre elas as principais forças do beisebol latino-americano como Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Venezuela além de Brasil e Canadá.

As seleções serão divididas em dois grupos, A e B, com 4 equipes em cada grupo, os dois melhores de cada grupo se qualificam para semifinais e seus vencedores à final. Classificam-se para o Pan-americano de Lima 2019 as quatro seleções semifinalistas. O grupo A terá seus jogos sediados em São Paulo enquanto o grupo B disputa primeira fase no CT Yakult em Ibiúna. Toda fase final será realizada no Estádio Mie Nishi, localizado na capital, no bairro do Bom Retiro, próximo a Marginal do Tietê. Os classificados enfrentarão no Pan os já qualificados para Lima 2019 – Peru, Argentina, Porto Rico e Cuba.

A Seleção nacional vem reforçada com atletas que atuam no Japão, México, Estados Unidos e República Dominicana, completam a lista convocados que disputam campeonatos nacionais e remanescentes do WBC 2013 (World Baseball Classic), primeira copa do mundo disputada pelo Brasil. Segunda-feira, 14/01, marca a apresentação oficial do elenco brasileiro no CT Yakult, centro de treinamento da CBBS localizado em Ibiúna e que sediará os jogos do grupo B do torneio. Destaque para os talentos brasileiros André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro na MLB e que hoje defende o Acereros de Monclova do México, Paulo Orlando, primeiro brasileiro campeão da MLB pelo Kansas City Royals em 2015, esse ano Paulo assinou contrato com atual vice-campeão da MLB Los Angeles Dodgers e Thyago Vieira, arremessador do Chicago White Sox. A seleção brasileira ainda contará com o técnico cubano Rodolfo Puente e os prospectos formados na Academia MLB Brasil Heitor Tokar, Victor Coutinho (Houston Astros) e Gabriel Barbosa (Colorado Rockies) que atuam nas filiais da República Dominicana de suas equipes da Major League Baseball.