Bicampeão mundial Vinícius anuncia aposentadoria do futsal - Gazeta Esportiva
Bicampeão mundial Vinícius anuncia aposentadoria do futsal

Bicampeão mundial Vinícius anuncia aposentadoria do futsal

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/12/2015 às 17:47

São Paulo, SP

Ala foi capitão do Brasil nos títulos das Copas de 2008 e 2012 (Foto: Divulgação)
Ala foi capitão do Brasil nos títulos das Copas de 2008 e 2012 (Foto: Divulgação)


Um dos principais nomes do futsal brasileiro, o ala Vinícius anunciou sua aposentadoria das quadras. O atleta, que completa 38 anos de idade em 31 de dezembro, publicou uma carta para tornar pública sua decisão de deixar a carreira em que conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira.

Vinicius foi capitão do time nacional nas conquistas dos títulos de 2008, em casa, e 2012, na Tailândia, do Campeonato Mundial, que marcaram a recuperação do Brasil no cenário internacional depois de ficar sem os títulos de 2000 e 2004.

"Chegou a hora do adeus ao que faço desde os seis anos", escreveu o ala, irmão do também já aposentado jogador Lenísio. Vinícius ainda agradeceu treinadores, adversários, público e imprensa. “Nos meus álbuns, vocês estarão nas fotos da pasta com o título: melhores momentos da minha vida”.

Vinícius chegou a anunciar sua aposentadoria na temporada passada, mas revogou a decisão para defender o Orleplast/Unisul/Tubarão. A equipe catarinense foi a última colocada da Liga Futsal e caiu na semifinal do Estadual.

“O futsal está mais triste hoje. Muito mais triste. Nosso eterno capitão oficializou sua despedida das quadras. O fim de uma história completa, perfeita, de uma postura admirável”, disse o jogador Falcão.






Carta de despedida.... Chegou a hora do adeus. Adeus ao que faço desde os 6 anos de idade. Primeiramente obrigado aos rivais por elevarem o nível à um patamar tão alto que me exigiram ir ao limite do meu corpo;Aos treinadores , rivais ou nos mesmos times por não me deixarem cair na tentação de achar que não é preciso demonstrar dia após dia, não fazendo o pacto dos medíocres ; aos jornalistas por descobrirem meus defeitos e dizê-los publicamente para que eu pudesse tentar melhorar e aos elogios por reforçar o caminho à seguir; obrigado ao público pelo respeito e paixão demonstrada mesmo nas críticas das derrotas , pois é isso que mantém o futsal vivo; obrigado aos meus companheiros por realizarem meus sonhos( como os das fotos acima). Nos meus álbuns , vocês estarão nas fotos da pasta com o título : melhores momentos das minha vida. E ao futsal , por me permitir ser tão feliz , por tanto tempo. Obrigado por me fazer esquecer o mundo fora das 4 linhas, durante 40 minutos , e me permitir tentar ser melhor que o adversário, não importando meus problemas externos, minha situação financeira ou minhas decepções passadas; Só importava evoluir e ser melhor. Espero ter devolvido à oportunidade que você me deu sendo respeituoso contigo , como você merece. E por fim , obrigado Pai e Mãe , por me apresentarem esse mundo quando eu era apenas uma criança, e permitirem que eu vivesse este sonho. Do Ex Atleta , Vinicius Elias Teixeira


Uma foto publicada por Vinicius Elias Teixeira (@vinifutsal7) em




Conteúdo Patrocinado