Venezuela vence Argentina e conquista pela primeira vez a Copa América - Gazeta Esportiva
Venezuela vence Argentina e conquista pela primeira vez a Copa América

Venezuela vence Argentina e conquista pela primeira vez a Copa América

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/09/2015 às 00:32 • Atualizado: 13/09/2015 às 00:37

São Paulo, SP

As Américas são, pela primeira vez, da Venezuela. A seleção ‘Vinho Tinto’ derrotou a Argentina, por 76 a 71, na noite deste sábado, na Cidade do México, e conquistou de maneira inédita Copa América masculina de basquete. Como a competição serve como Pré-Olímpico, as duas equipes se classificaram para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, já que o regulamento premiava os dois primeiros colocados com as vagas ao maior evento esportivo do mundo.

Vencedora do torneio em 2001 e 2011, a Argentina começou melhor e venceu o primeiro quarto por 20 a 13. Os venezuelanos, porém, aproveitaram o relaxo dos adversários, reagiram, e saíram para o intervalo com ligeira vantagem: 30 a 28.

O terceiro período foi o de melhor qualidade no jogo. Veteranos e com a experiência da NBA, os argentinos Luis Scola e Andrés Nocioni entraram de vez na partida e desequilibraram a favor da Alviceleste, que retomou a liderança do marcador: 52 a 49.

Os últimos dez minutos, no entanto, foram dos venezuelanos. Mais agressivos e eficientes na defesa, eles abriram cinco pontos de vantagem a poucos minutos para o fim, aproveitaram os erros argentinos, e souberam administrar a diferença para conquistar pela primeira vez o título continental.

Andrés Nocioni acabou como cestinha da partida, com 21 pontos. Ele ainda anotou oito rebotes e duas assistências. Luis Scola registrou um duplo-duplo de 14 acertos e 11 rebotes. Pelo lado venezuelano, Heissler Guillent foi o melhor, com 15 tentos e três assistências.

Na competição, a Seleção Brasileira decepcionou ao somar três derrotas e apenas uma vitória. A péssima campanha dos comandados de Rubén Magnano fizeram com que o time verde e amarelo terminasse na última colocação do Grupo A e não se classificasse para a segunda fase. No entanto, por ser País-sede das Olimpíadas, o Brasil já está garantido no evento do Rio de Janeiro no ano que vem.

Gregory Vargas foi o cestinha da Venezuela na final, com 15 pontos anotados (Foto: Alfredo Estrella/AFP)
Gregory Vargas marcou oito pontos na vitória da Venezuela sobre a Argentina (Foto: Alfredo Estrella/AFP)


Bronze

A medalha de bronze da Copa América foi para o Canadá, que derrotou os anfitriões mexicanos por 87 a 86, conquistando pela quarta vez o terceiro lugar do torneio. Os canadenses brigarão por uma vaga nas Olimpíadas através do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado no ano que vem.

Conteúdo Patrocinado