San Antonio Spurs aposentará camisa 21 do ídolo Tim Duncan - Gazeta Esportiva
San Antonio Spurs aposentará camisa 21 do ídolo Tim Duncan

San Antonio Spurs aposentará camisa 21 do ídolo Tim Duncan

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/11/2016 às 18:44

São Paulo, SP

O San Antonio Spurs anunciou nesta quarta-feira que aposentará a camisa 21, utilizada pelo ídolo Tim Duncan desde 1997. O pivô, um dos maiores ídolos da história da franquia, aposentou-se no início desta temporada e terá sua festa de despedida no dia 18 de dezembro, um domingo, após a partida entre os Spurs e o New Orleans Pelicans, pela temporada regular da NBA.

Duncan será o oitavo jogador a ter a camisa aposentada, prática comum entre as equipes da liga norte-americana de basquete para homenagear seus ídolos. Além dele, receberam a honraria Bruce Bowen (12), Sean Elliott (32), George Gervin (44), Avery Johnson (6), Johnny Moore (00), David Robinson (50) e James Silas (13).

Foto: Chris Covatta/Getty Images/AFP
Aposentado no início da temporada, pivô terá seu número imortalizado nos Spurs (Foto: Chris Covatta/Getty Images/AFP)


O pivô, primeira escolha geral do draft de 1997, liderou os Spurs na conquista de cinco títulos da NBA e foi eleito duas vezes o MVP (jogador mais valioso) da liga, em 2002 e 2003. Desde a chegada de Duncan, os Spurs são a equipe com o maior aproveitamento de todas as franquias das principais ligas norte-americanas (NBA, NFL, NHL e MLB): 71%.

Ele fez parte de 15 Jogos das Estrelas e deixou a NBA aos 40 anos de idade, após 1392 jogos e médias de 19 pontos, 10,8 rebotes e três assistências por partida. Ao lado dos companheiros Tony Parker e Manu Ginobili, Tim Duncan possui o maior número de vitórias de um trio tanto na temporada regular quanto nos playoffs da NBA.

Com apenas Tony Parker como remanescente desta era, os Spurs seguem como uma das melhores equipes da liga. Na atual temporada, a franquia do Texas tem oito vitórias e três derrotas, na terceira colocação da Conferência Oeste.

Conteúdo Patrocinado