Procuradoria da Rússia pede mais de nove anos de prisão para jogadora de basquete - Gazeta Esportiva
Procuradoria da Rússia pede mais de nove anos de prisão para jogadora de basquete

Procuradoria da Rússia pede mais de nove anos de prisão para jogadora de basquete

Gazeta Esportiva

Por AFP

04/08/2022 às 11:19

São Paulo, SP

A Procuradoria da Rússia pediu, nesta quinta-feira, uma pena de nove anos e meio de prisão contra a estrela americana do basquete Brittney Griner. A atleta foi acusada pela Rússia de tráfico de maconha, em meio a tensões entre Moscou e Washington.

"Peço a condenação de Griner a nove anos e meio de prisão em uma colônia (penal) do regime clássico e a um milhão de rublos de multa", afirmou o promotor Nikolai Vlasenko, segundo uma jornalista da AFP presente na audiência no tribunal em Khimki, perto de Moscou.

Esta é praticamente a maior pena possível para o crime, que pode chegar a 10 anos de prisão.

Detida em fevereiro por posse de cartuchos de vape com óleo de cannabis quando desembarcou em Moscou, Brittney Griner, de 31 anos e 2,06 metros de altura, é considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo.

Griner se declarou culpada de transportar a substância à Rússia por descuido e negou qualquer tipo de tráfico de entorpecentes.

Nesta quinta-feira, o promotor afirmou que ela tentou de modo intencional "ocultar" dos funcionários da alfândega no aeroporto o líquido à base de cannabis.

Com o conflito na Ucrânia, o julgamento de Griner ganhou uma dimensão geopolítica com negociações entre Moscou e Washington sobre uma possível troca de prisioneiros, que poderia beneficiar a atleta.

Na semana passada, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, informou que Washington fez uma "oferta consequente" a Moscou para obter a libertação de Griner e de outro americano detido na Rússia, Paul Whelan.

Conteúdo Patrocinado