NBA faz 1º jogo da história na África para motivar esporte no continente - Gazeta Esportiva
NBA faz 1º jogo da história na África para motivar esporte no continente

NBA faz 1º jogo da história na África para motivar esporte no continente

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/08/2015 às 00:07 • Atualizado: 01/08/2015 às 00:09

São Paulo, SP

Com grande importância mundial, a NBA costuma promover jogos, tanto oficiais quanto festivos, ao redor do globo para se aproximar dos fãs internacionais e expandir sua marca. Neste sábado, no entanto, a liga norte-americana de basquete, promoverá uma partida histórica na Ellis Park Arena, em Johanesburgo, na África do Sul, realizando seu primeiro evento no continente.

O jogo, que teve os cinco mil ingressos disponíveis vendidos em poucos minutos, colocará frente a frente as equipes Mundo, com estrelas internacionais, e África, que contará com atletas de origem ou ascendência no continente africano.

O time mundo terá atletas como os irmãos espanhóis Pau e Marc Casol, além dos estadunidenses Chris Paul, Kenneth Faried, Bradley Beal e Jeff Green. O lado africano contará com o sudanês Luol Deng, o congolês Serge Ibaka, o grego Giannis Antetokounmpo e o francês Nic Batum.

Uma das lendas da história da NBA, Hakeem Olajuwon participa da iniciativa história (Divulgação/NBA)
Uma das lendas da NBA, Hakeem Olajuwon participa da iniciativa histórica (Divulgação/NBA)


As intenções da NBA com a realização da partida são claras e ambiciosas: além de aumentar a exposição de sua marca no continente, a liga quer incentivar o basquetebol africano e começar a criar condições para que lá surjam grandes estrelas da modalidade, conforme explica o nigeriano Masai Ujiri, gerente de operações do Toronto Raptors.

“Algo acontecerá em algum ponto. A mesma coisa aconteceu com o futebol, que cresceu, os jogadores melhoraram, quatro ou cinco seleções agora se classificam à Copa do Mundo e até vão bem na competição. O basquete seguirá o mesmo caminho, em seu tempo”, ressaltou o executivo, fazendo referência por exemplo à campanha de Gana no Mundial de futebol da África do Sul, quando caiu nas quartas de final para o Uruguai.

A ideia global é que, na era das mídias sociais e da rápida circulação de informações, as crianças africanas tenham o estímulo e o incentivo estrutural necessário para se tornarem novos Hakeem Olajuwon (ex-atleta nigeriano que se tornou lenda do Houston Rockets com o bicampeonato em 1994 e 1995) .

Conteúdo Patrocinado