Flamengo vence Vasco por dois pontos na primeira final do Carioca - Gazeta Esportiva
Flamengo vence Vasco por dois pontos na primeira final do Carioca

Flamengo vence Vasco por dois pontos na primeira final do Carioca

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/10/2016 às 23:19 • Atualizado: 24/10/2016 às 23:30

São Paulo, SP

Flamengo e Vasco se enfrentaram nesta segunda-feira, no primeiro de três jogos da final do Campeonato Carioca de basquete. O Rubro-Negro conseguiu levar a melhor sobre o Cruz-Maltino em duelo de extremo equilíbrio, vencendo pelo placar de 89 a 87, em jogo realizado no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

A partida nesta segunda-feira foi realizada com portões fechados. Isto porque o Flamengo recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) após uma briga entre torcedores rubro-negros também em um clássico contra o Vasco, no início do mês, e foi proibido de disponibilizar ingressos. Momentos antes do jogo, a diretoria do clube conseguiu um efeito suspensivo, mas optou por manter os portões fechados por haver pouco tempo hábil para a realização de um duelo com segurança no Ginásio da Gávea.

Vasco e Flamengo se enfrentaram com as arquibancadas vazias (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Vasco e Flamengo se enfrentaram com as arquibancadas vazias (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)


Com apenas os gritos vindo dos bancos de reservas preenchendo o som presente no ginásio com arquibancadas vazias, a partida se iniciou com um primeiro quarto equilibradíssimo, com as duas equipes disputando ponto a ponto a vantagem no placar. Mesmo no decorrer dos minutos, o duelo seguiu igual, com destaque para as bolas de três de Nezinho e Hélio pelo lado do Vasco e o protagonismo de Marcelinho e JP Batista no Flamengo. Muito parelho, o primeiro período se encerrou com vantagem apertada do Cruzmaltino por 25 a 23.

Após um grande equilíbrio no início do jogo, o segundo quarto retornou com superioridade do Flamengo. Com erros ofensivos do Vasco, além de diversas faltas cometidas, o Flamengo abriu a maior vantagem da partida até então, com 39 a 33 no placar. Mesmo com o limite de faltas estourado, o Cruzmaltino conseguiu se recuperar e virar o duelo antes do intervalo, vencendo o primeiro tempo por 45 a 44. O destaque pelo lado vascaíno foi o pivô Murilo, com 14 pontos, enquanto o cestinho do Rubro-Negro foi o ala-pivô JP Batista, com 12.

Apesar das duas equipes poderem repensar as estratégias no intervalo, a partida voltou de uma forma muito parecida à apresentada no primeiro tempo, com muito equilíbrio. Com isso, os times seguiram disputando o jogo ponto a ponto. Na parte final do terceiro quarto, o Vasco abriu vantagem, porém, após falta anti-desportiva, Marcelinho converteu três dos quatro lances livres que tentou para o Flamengo e deixou tudo igual em 64 a 64 para o último período.

O Cruz-Maltino conseguiu manter a ponta no marcador durante boa parte do quarto período. No entanto, o Flamengo mostrou poder de decisão e virou o placar, abrindo três pontos de vantagem (86 a 83), nos minutos finais Aí o Rubro-Negro só administrou a vantagem para fechar o confronto em 89 a 87, após uma última tentativa de uma cesta de três do vascaíno Nezinho.

A bola volta a subir para o jogo 2 das finais entre Flamengo e Vasco na próxima quarta-feira, às 19h(de Brasília), quando as duas equipes se enfrentam no Ginásio Tijuca Tênis Clube, com presença apenas de torcedores do Cruzmaltino. Se necessário, o terceiro e decisivo duelo ocorrerá na sexta-feira, às 20h(de Brasília), e com presença da torcida rubro-negra após a conquista do efeito suspensivo para a punição dada pelo TJD-RJ.

O Vasco busca encerrar uma hegemonia de 11 títulos consecutivos do Flamengo no Campeonato Estadual. O Rubro-Negro é o maior campeão da história do torneio, com 42 títulos oficias reconhecidos pela Federação. Já o Cruzmaltino vem na sequência, com 16 conquistas.

Conteúdo Patrocinado