Equiparado ao futebol, basquete do Real Madrid joga para "ganhar tudo" - Gazeta Esportiva
Equiparado ao futebol, basquete do Real Madrid joga para "ganhar tudo"

Equiparado ao futebol, basquete do Real Madrid joga para "ganhar tudo"

Gazeta Esportiva

Por Olga Bagatini, especial para a GE.net

25/09/2015 às 08:32 • Atualizado: 26/09/2015 às 12:49

São Paulo, SP

Bauru e Real Madrid iniciam nesta sexta-feira a disputa pelo troféu do Mundial de Clubes de basquete. O elenco merengue, repleto de estrelas de grandes seleções e ex-atletas da NBA, já teve entre seus integrantes um pivô que atualmente é ídolo da torcida bauruense. Trata-se do paulista Rafael Hettsheimeir, campeão espanhol e vice europeu com os madrilenos na temporada 2012/13.

Antigo colega de Sergio Llull, Sergio Rodriguez, Jaycee Carroll e Rudy Fernández, o atleta de 29 anos e 2,08m conhece bem a força dos comandados de Pablo Laso. O brasileiro credita a hegemonia da equipe à paridade do tratamento dispensado aos atletas do futebol - que conta com craques como Cristiano Ronaldo, Toni Kroos, Pepe e Benzema - e do basquete.

"Eu joguei lá por um ano, e sei que o Real é um time que joga para ganhar tudo. O tratamento dado aos jogadores de basquete é basicamente igual ao dos atletas do futebol. Essas são as duas categorias mais fortes do Real Madrid, e a estrutura é diferente das demais. Eles ficam concentrados e a única preocupação é jogar e treinar", elogiou Hettsheimeir.

Pivô aposta em "dois jogos perfeitos" para superar antigo clube no Mundial (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Pivô aposta em "dois jogos perfeitos" para superar antigo clube no Mundial (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Para o pivô, a maior arma adversária é da qualidade individual de seu elenco, tanto dos titulares quando dos suplentes, somada a um bom entrosamento. Ele tentou passar aos atletas do Bauru, individualmente, todo o seu conhecimento sobre o estilo de jogo adversário para auxiliar os companheiros na busca da taça inédita.

"É um time que corre muito e aposta nos contra-ataques. Laso é um excelente treinador, e eles têm jogadores reservas que entram e fazem a diferença. A rotatividade é alta, nenhum deles fica mais de 30 minutos em quadra. A média dos nossos atletas é de 35 minutos, para se ter uma ideia", explanou.

O primeiro jogo será nesta sexta, às 21h (de Brasília), e o confronto final está marcado para domingo, às 12h, ambos no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Hettsheimeir se sente beneficiado pelo fator casa, mas avisa que a receita para vencer um rival tecnicamente superior não é simples: fazer duas partidas perfeitas.

"'É sempre bom lembrar que estamos jogando diante da torcida. Precisamos fazer dois jogos perfeitos para poder ganhar deles. Vai ser difícil, mas estamos trabalhando e estudando os atletas e jogadas há vários meses para ir forte atrás do título", finalizou.

Conteúdo Patrocinado