Em trinca inédita, Warriors e Cavs iniciam disputa pelo título da NBA

São Paulo, SP

01-06-2017 08:35:16

O primeiro jogo da grande final da temporada 2016/2017 da NBA será realizado nesta quinta-feira. O confronto inicial entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers acontece às 22 horas (de Brasília) na Oracle Arena, em Oakland. Pela primeira vez na história da liga norte-americana de basquete, duas equipes decidirão o título pelo terceiro ano consecutivo.

Nas duas temporadas anteriores, Warriors e Cavaliers travaram duelos emocionantes em busca do tão esperado troféu de campeão. Em 2014/2015, quem levou a melhor foi o Golden State, vencendo a série por 4 a 2. Porém, Cleveland conseguiu dar o troco em 2015/2016, ao superar uma desvantagem de 3 a 1, conseguindo a maior virada da história dos playoffs e triunfando por 4 a 3.

A decisão do campeonato 2016/2017 colocará as duas melhores equipes da NBA, mais uma vez, frente a frente. Golden State e Cleveland voltaram a reafirmar seus domínios sobre suas conferências e marcaram um terceiro duelo inédito na história da liga.

Na temporada regular, os Warriors sobraram no Oeste, e passaram com a melhor companha entre todos os times da competição: 67 vitórias e apenas 15 derrotas. No Leste, os Cavaliers diminuíram o ritmo na parte final e passaram como segunda melhor equipe da conferência, com 51 triunfos e 31 revezes.

Nos playoffs, os times varreram seus adversários antes de se garantirem na decisão. Golden State venceu os três oponentes com sonoros 4 a 0, e Portland Trail Blazers, Utah Jazz e San Antonio Spurs não conseguiram fazer frente ao time de Oakland.

Cleveland também dava sinais de que se classificaria à final de forma invicta. Após atropelar o Indiana Pacers e o Toronto Raptors, fazendo 4 a 0 nas duas séries, o time de Ohio demonstrava que também eliminaria o Boston Celtics com facilidade. Porém, os maiores campeões da NBA conseguiram quebrar a série de vitórias dos Cavs e, apesar de acabarem eliminados, impuseram uma derrota aos atuais detentores do título em plena Quicken Loans Arena.


Durante o caminho das equipes até a grande final que se inicia nesta quinta, o que se viu foram atuações de gala dos principais jogadores de cada franquia. Os Warriors continuaram contando com a mira afiada de Stephen Curry, MVP das duas últimas temporadas, nas bolas de três. Kevin Durant, em seu primeiro ano com o Golden State, assumiu um grande protagonismo, sendo pessoalmente responsável por inúmeras vitórias do time. Além deles, Klay Thompson e Draymond Green seguiram como peças essenciais do esquema de Golden State.

Pelo lado dos Cavs, LeBron James é a principal estrela, não só do time, como de toda a liga norte-americana. O camisa 23 alcançou marcas importantes durante a temporada, como na última semana, quando bateu o recorde de Michael Jordan e se tornou o maior cestinha da história dos playoffs. Dono de três títulos da NBA, "King" James não medirá forças para dar o bicampeonato ao Cleveland.

Porém, LeBron não está sozinho, e tem a companhia de jogadores que estão entre os melhores de suas posições em toda a NBA. Kyrie Irving é, sem dúvida, um dos atletas mais habilidosos da atualidade, e sua capacidade de definir partidas foi ponto essencial para os Cavaliers nos últimos anos. Além dele, Kevin Love tem um alto poder ofensivo, e tem chamado a atenção nos acertos de bolas de três.

Confira abaixo a tabela da final da NBA, de acordo com o horário de Brasília. 

01/06: Warriors x Cavaliers, às 22 horas – Oracle Arena (Oakland)
04/06: Warriors x Cavaliers, às 21 horas – Oracle Arena (Oakland)
07/06: Cavaliers x Warriors, às 22 horas – Quicken Loans Arena (Cleveland)
09/06: Cavaliers x Warriors, às 22 horas – Quicken Loans Arena (Cleveland)
12/06: Warriors x Cavaliers, às 22 horas – Oracle Arena (Oakland)*
15/06: Cavaliers x Warriors, às 22 horas – Quicken Loans Arena (Cleveland)*
18/06: Warriors x Cavaliers, às 21 horas – Oracle Arena (Oakland)*

*Se necessário

Deixe seu comentário