China e Filipinas avançam à final na Ásia e decidem vaga olímpica - Gazeta Esportiva
China e Filipinas avançam à final na Ásia e decidem vaga olímpica

China e Filipinas avançam à final na Ásia e decidem vaga olímpica

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/10/2015 às 16:54 • Atualizado: 02/10/2015 às 16:56

São Paulo, SP

China e Filipinas vão brigar por uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. As duas seleções venceram nesta sexta-feira e avançaram à final do Campeonato Asiático da Fiba, que carimba o passaporte do campeão para os Jogos de 2016. Invictos, os chineses venceram o Irã por 70 a 57 e chegaram ao oitavo triunfo seguido, enquanto as Filipinas despacharam o Japão por 81 a 70 e vão decidir o título pela segunda vez consecutiva.

A seleção da China dominou desde o início. Venceu o primeiro quarto por 21 a 12, e apesar da reação iraniana, foi para o intervalo ainda em boa vantagem (39 a 29). A equipe diminuiu o ritmo no segundo tempo, mas voltou a ampliar a distância no terceiro período (58 a 44), e apesar de ter perdido o último quarto por um ponto (12 a 13), segurou o resultado para confirmar o triunfo por 70 a 57.

China comemora classificação à final no Pré-Olímpico Asiático (foto: Divulgação/Fiba)

China comemora classificação à final no Pré-Olímpico Asiático (foto: Divulgação/Fiba)

Yi foi o cestinha da equipe vitoriosa, com 13 pontos e oito rebotes, enquanto o capitão Zhou foi responsável por anotar 12 pontos e recuperar três rebotes. Do lado perdedor saiu o maior pontuador do jogo: o capitão Nik, dono de 18 pontos e sete rebotes. O pivô Ehadadi chegou ao duplo-duplo com 16 pontos e 11 rebotes, mas não foi suficiente para frear o embalo chinês. O ponto fraco iraniano foram as bolas de três pontos. A equipe acertou apenas duas das 16 tentativas.

Já o duelo entre Filipinas e Japão começou acirrado. Após perder o primeiro quarto por um ponto (17 a 16), os filipinos se recuperaram e deixaram tudo igual antes de ir para os vestiários (39 a 39). No terceiro quarto, ambas as seleções anotaram 15 pontos e foram para o último período empatadas (54 a 54). As Filipinas, contudo, cresceram de maneira surpreendente no momento decisivo, anotaram 27 pontos contra 16 dos adversários e garantiram a classificação.

Atleta da NBA, Blatche foi decisivo na vitória filipina no último quarto (foto: Divulgação/Fiba)


O ala-armador Makoto Hiejima, do time nipônico, teve uma exibição inspirada e anotou 28 pontos e sete rebotes. No entanto, o esforço conjunto do ala-pivô Andray Blatche, atleta do Brooklyn Nets, dono de 22 pontos e 13 rebotes, do ala-armador Jayson William, responsável por 20 pontos e sete assistências, e do ala Hontiveros, capitão da equipe que anotou 18 pontos, deixou as Filipinas a um passo das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

"Eu acho que o Japão merece muitos créditos", afirmou o técnico filipino Tab Baldwin. "Eles podiam facilmente ter vencido o jogo. Foi um jogo de basquete fascinante. Eu acho que os nossos atletas apenas fizeram mais jogadas no último minuto e meio, e eles não fizeram", avaliou.

Iranianos e japoneses disputam o bronze neste sábado, pouco antes da final do Campeonato Asiático. As duas seleções ainda têm chances de garantir a vaga olímpica na disputa do Pré-Olímpico Mundial, em 2016.

Conteúdo Patrocinado