Brasil perde para Argentina e encara o Canadá na semi da Copa América - Gazeta Esportiva
Brasil perde para Argentina e encara o Canadá na semi da Copa América

Brasil perde para Argentina e encara o Canadá na semi da Copa América

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/08/2015 às 07:53 • Atualizado: 14/08/2015 às 07:57

São Paulo, SP

Se quiser alcançar a final da Copa América, a Seleção Brasileira feminina de basquete terá que superar as campeãs dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, as canadenses. Isso porque, na madrugada desta sexta-feira, as comandadas de Luiz Augusto Zanon foram derrotadas pela Argentina, por 73 a 69, em Edmonton, no Canadá, e avançaram às semifinais em segundo lugar do Grupo B. Dessa forma, o time nacional enfrentará as anfitriãs, líderes da chave A, neste sábado, às 21 horas (de Brasília), por uma vaga na decisão.

O Brasil terá uma pedreira pela frente. Na noite de quinta-feira, o Canadá arrasou Cuba, por 92 a 43, e terminou a fase classificatória de maneira invicta, com quatro triunfos. O duelo será uma reedição das semifinais do Pan de Toronto, onde as donas da casa venceram, com tranquilidade, pelo placar de 91 a 63.

As cubanas enfrentarão a Argentina na outra semifinal, no sábado, às 18h30. As vencedoras decidem o título no domingo, dia 16, enquanto as perdedoras disputam o terceiro lugar. A equipe campeã garante a vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Nesta primeira fase, a Seleção Brasileira somou sete pontos ao fazer uma campanha de três vitórias e uma derrota. Os triunfos vieram diante de Venezuela, Equador e Ilhas Virgens. Já o Canadá bateu Chile, República Dominicana e Porto Rico, além de Cuba.

Voltando ao jogo, o Brasil começou o duelo em ritmo lento e cometendo muitos erros, indo para o intervalo perdendo por 38 a 24. O time verde e amarelo até conseguiu uma reação no segundo tempo, embora insuficiente para descontar os 14 pontos de diferença.

A ala Iziane Marques foi a cestinha da partida, com 25 pontos. Ela ainda contribuiu com cinco rebotes e uma assistência. A pivô Nádia Colhado também obteve números importantes: dez acertos, nove rebotes e uma recuperação de bola. Pelo lado vencedor, os principais nomes foram Debora Gonzalez e Andrea Boquete, com 12 tentos cada.

A brasileira Iziane Marques foi a cestinha da partida, com 25 pontos (Foto: Fiba Américas/ Divulgação)
A brasileira Iziane Marques foi a cestinha da partida, com 25 pontos (Foto: Fiba Américas/ Divulgação)


Com a vaga olímpica do Brasil garantida como país-sede, Porto Rico e Venezuela irão se enfrentar no sábado, às 16h45, para definir a quarta equipe classificada para o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado de 13 a 19 de junho de 2016, ainda sem local definido pela Federação Internacional de Basquetebol (Fiba).

Conteúdo Patrocinado