Treinador de Isinbayeva critica possível exclusão da Rússia no Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Treinador de Isinbayeva critica possível exclusão da Rússia no Rio 2016

Treinador de Isinbayeva critica possível exclusão da Rússia no Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/11/2015 às 08:40 • Atualizado: 11/11/2015 às 09:08

São Paulo, SP

Com 33 anos, Yelena Isinbayeva pode fiucar de fora do que seriam suas últimas Olimpíadas (Foto: AFP)
Com 33 anos, Yelena Isinbayeva pode fiucar de fora do que seriam suas últimas Olimpíadas (Foto: AFP)


Após serem ameaçados de exclusão dos Jogos Olímpicos de 2016 por conta das acusações de doping, os russos começam a se defender. O treinador da bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva, Evgeni Trofimov, criticou duramente a possível sanção ao entender que “estão violando a lei mais básica, a presunção de inocência”.

Foi a Agência Mundial Antidoping (WADA) quem pediu o banimento da Rússia das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em resposta, o Comitê Olímpico Internacional (COI) garantiu que investigará detalhadamente as acusações e, casos esta sejam confirmadas, medidas rigorosas serão tomadas.

Além da ausência de toda a equipe russa na capital fluminense, cinco atletas podem ser banidas permanentemente do esporte: a campeã olímpica dos 800m em Londres 2012, Mariya Savinova, a medalhista de bronze Ekaterina Poistogova, Anastasiya Bazdyreva, Kristina Ugarova e Tatjana Myazina.

A Rússia, no entanto, refutou as acusações de dopagem e corrupção que recaem sobre o atletismo do país e prometeu respostas rápidas para evitar sua exclusão do Rio 2016. Enquanto isso, o técnico e mentor da multicampeã do salto com vara Yelena Isinbayeva mostrou sua indignação pela dura sanção em declarações à The Associated Press, entendendo que não podem condenar todos os esportistas russos, inclusive os que estão limpos de doping e que, portanto, são inocentes.

Trofimov sustenta que Isinbayeva nunca se dopou e reforçou que “os atletas que estão limpos não devem sofrer. Além disso, o treinador assegura que sua pupila, que competiu pela última vez em 2013, está em boa forma e poderia quebrar seu próprio recorde mundial no ano que vem.

Conteúdo Patrocinado