Sul-Americano de atletismo começa nesta sexta com 52 atletas do Brasil - Gazeta Esportiva
Sul-Americano de atletismo começa nesta sexta com 52 atletas do Brasil

Sul-Americano de atletismo começa nesta sexta com 52 atletas do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/06/2017 às 16:10

São Paulo, SP

Andressa Oliveira de Morais é uma das 52 representantes do Brasil em Assunção (Foto: Wagner Carmo/CBAt)


Chegando à sua 50ª edição, o Campeonato Sul-Americano de Atletismo terá início nesta sexta-feira, em Assunção, no Paraguai, com duração até o próximo domingo. Além da disputa por medalhas, a competição, que contará com 52 atletas brasileiros, sendo 26 homens e 26 mulheres, marcará também a busca por índices de classificação para o Mundial de Londres, que acontecerá em agosto.

Um bom resultado no Sul-Americano é fundamental por influenciar diretamente nos critérios de classificação definidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os campeões em Assunção, que estiverem entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico da IAAF em 23 de julho, data limite para a obtenção de índices, estarão qualificado para a delegação que irá para a disputa do Mundial de Londres.

O Ranking Olímpico atual leva em conta apenas as melhores marcas de três competidores por país em cada prova. Com isso, cria-se uma agregação maior, já que os atletas podem garantir vaga no Mundial mesmo sem ter alcançado o índice mínimo exigido.

Para o primeiro dia de Sul-Americano, que será realizado no Estádio Comitê Olímpico Paraguaio nesta sexta-feira, estão previstas 17 finais, seis semifinais e cinco provas do decatlo. O horário de início será às 9h(de Brasília).

Entre os nomes que já competem nesta sexta-feira estão Bruno Lins, Rosangela Santos e Vitoria Cristina Rosa, nos 100 m; Lucas da Silva Carvalho, Geisa Coutinho e Leticia Cherpe de Souza, nos 400 m; Fabiana dos Santos Moraes, nos 100 m c/barreiras; Karla Rosa da Silva, Joana Ribeiro Costa e Augusto Dutra, no salto com vara; Laila Ferrer e Daniella Nisimura, no lançamento do dardo; Ronald Julião, Andressa Oliveira de Morais e Fernanda Borges Martins, no lançamento do disco; Talles Frederico Silva e Fernando Carvalho Ferreira, no salto em altura.

Tradicionalmente dominante na competição, o Brasil chega mais uma vez com grandes expectativas no Sul-Americano. Em 49 edições disputadas no torneio masculino, os brasileiros venceram 30. Já no feminino, foram também 30 triunfos em 38 disputas.

Conteúdo Patrocinado