Conheça o campeão mundial Alison dos Santos - Gazeta Esportiva
Quem é Alison dos Santos, medalhista olímpico e campeão mundial dos 400m com barreiras

Quem é Alison dos Santos, medalhista olímpico e campeão mundial dos 400m com barreiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/07/2022 às 11:03

São Paulo, SP

O atleta brasileiro Alison dos Santos se consagrou campeão mundial dos 400m com barreiras na última terça-feira, quando bateu recordes e marcou 46.29s no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, pelo Mundial de Oregon.



Com o título, o paulista ratifica seu posto como um dos melhores atletas do Brasil. O tempo cravado faz de Alison o recordista brasileiro, sul-americano e da competição em sua categoria. A 14ª medalha brasileira na história dos  mundiais coroa o intenso trabalho exercido pelo atleta, que, desde de outubro de 2021, se prepara para a competição.

Em 2021, Alison conquistou o bronze nas Olímpiadas de Tóquio, e foi eleito o Melhor do Atletismo no ano, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Seu desempenho de alto nível não é surpresa considerando seus últimos feitos e toda a evolução que tem apresentado desde o início de sua carreira.

Piu, como é conhecido, começou sua vida no atletismo após fazer um teste na escola e ser escolhido. Desde então, o atleta coleciona conquistas. Em 2017, quando tinha 17 anos, foi campeão do revezamento 4x100m misto no Mundial Sub-18 em Nairóbi, no Quênia. Um ano depois, saiu com o bronze dos 400m com barreiras no Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia.

Em 2019, o atleta quebrou sete vezes o recorde sul-americano sub-20. No mesmo ano, venceu os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, e ficou com o sétimo lugar no Mundial de Doha, no Catar. Após ficar um ano sem competir em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2021, Piu quebrou seis vezes o recorde sul-americano dos 400m com barreiras.

Agora, Piu mantém seu foco para a próxima Olimpíada, que será disputada em Paris, em 2024. Antes disso, Alison dos Santos buscará seu bicampeonato no Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.

Conteúdo Patrocinado