Os organizadores do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado de 1 a 3 de março, em Glasgow, na Escócia, apresentaram nesta segunda-feira as medalhas que serão distribuídas durante os três dias de competição, na qual o Brasil terá representantes, como Darlan Romani, que defenderá o título conquistado no arremesso do peso em Belgrado, na Sérvia, em 2022.
O Mundial reunirá mais de 700 atletas em 26 especialidades e concederá 108 medalhas. O design vencedor do concurso promovido pela organização foi o escocês Graeme Clark, de Edimburgo. O desenho foi inspirado no cardo, uma espécie de planta comum na Grã-Bretanha, e tem marcos conhecidos de Glasgow na borda externa da medalha.
A competição, que chega a 19ª edição já apresentou também sua mascote, que animará os torcedores e atletas durante o evento. Ela foi batizada com Scottee, um simpático terrier escocês.
Ver esta publicação no Instagram
O Brasil tem sete atletas com índices para o Mundial. O prazo dado pela World Athletics, que começou dia 1 de janeiro de 2023, termina no dia 18 de fevereiro. Será levada em consideração também a posição dos atletas no Ranking Mundial. Em seguida, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciará a lista de convocados.
A seleção brasileira conquistou nos dias 27 e 28 de janeiro o tricampeonato do Sul-Americano Indoor, disputado em Cochabamba, na Bolívia. A equipe garantiu 26 medalhas, sendo 13 de ouro, sete de prata e seis de bronze.