Atletismo/Mais esportes

Lawrence Cherono vence Maratona de Boston nos metros finais

São Paulo , SP
15/04/2019 18:02:22

Em: Atletismo, Mais Esportes
Lawrence Cherono venceu a corrida masculina; Worknesh Degefa a feminina (Foto: Ryan Mcbride/AFP)

A Maratona de Boston, uma das provas mais tradicionais do mundo, foi vencida pelo queniano Lawrence Cherono nesta segunda-feira após uma disputada reta final onde ultrapassou nos últimos metros o etíope Lelisa Desisa.

Sob condições adversas, em um dia frio e úmido, Cherono, Desisa e o também queniano Kenneth Kipkemoi se separaram de um amplo grupo faltando poucos quilômetros para o final e disputaram acirradamente o trecho terminal.

Mas Desisa, campeão do mundo em 2013 e vencedor em duas edições da corrida de Boston, assumiu a dianteira e parecia se encaminhar rumo à vitória com pouco mais de 200 metros para a glória quando Cherono, de 30 anos, acelerou e o ultrapassou momentos antes de atravessar a linha de chegada com um tempo de 2 horas, 7 minutos e 57 segundos.

Desisa terminou em segundo (2:07.59) e Kipkemoi ficou em terceiro (2:08.07).

Na prova feminina não houve suspense e foi dominada de ponta a ponta por Worknesh Degefa.

A etíope venceu com 2 horas, 23 minutos e 31 segundos e deixou na segunda colocação a queniana Edna Kiplagat, 42 segundos atrás e a americana Jordan Hasay, com uma diferença de 1 minuto e 49 segundos.

A maratona de Boston, que teve sua primeira edição em 1897, é a corrida de rua mais antiga do mundo. Além disso, é uma das seis provas do circuito mundial das maratonas, sempre disputada pelos melhores atletas do esporte.