Aída dos Santos, aos 87 anos, participará de homenagem por sua trajetória no atletismo e no esporte olímpico, neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro. A sessão está programada pelo CineEsporte para a exibição do documentário "Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra".
O evento terá entrada franca (sujeita à lotação da sala), com os ingressos devendo ser retirados com uma hora de antecedência no Cinesytem Botafogo (Praia do Botafogo, 316, Rio).
O documentário de 26 minutos, de André Pupo e Ricardo Quintela, aborda a trajetória de Aída dos Santos, a primeira brasileira finalista olímpica. Quarta colocada no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, Aída deteve o melhor resultado das mulheres brasileiras até a edição de Atlanta-1996.
Ela foi a única mulher a integrar a delegação brasileira naquela edição do evento, sozinha, sem treinador e sem sapatilha. Ela competiu com uma sapatilha de velocidade, emprestada. Ainda disputou o pentatlo nos Jogos da Cidade do México-1968 (20ª colocada).
Robson Maia, presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt), será o representante do Atletismo Brasil no evento.
Outro documentário que traz a vida de um personagem do atletismo é 'Vanderlei: pernas, cabeça e coração'. Produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil, pode ser assistido no YouTube do Time Brasil. O filme narra a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, feito que completou 20 anos na última quinta-feira.