Federação Russa tenta brecha para participar do Europeu de Atletismo - Gazeta Esportiva
Federação Russa tenta brecha para participar do Europeu de Atletismo

Federação Russa tenta brecha para participar do Europeu de Atletismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/12/2016 às 19:00

São Paulo, SP

Suspensa de todas as competições pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), a Federação Russa de Atletismo (Araf) tentará mais uma cartada para que os atletas russos voltem a competir no Campeonato Europeu de Belgrado, na Sérvia, que ocorre em março de 2017. De acordo com o presidente da entidade, Dmitry Shlyakhtin, a ideia é que eles compitam sob bandeira neutra.

“Nós vamos definitivamente propor que nossos atletas participem do Campeonato Europeu de inverno como atletas independentes. A participação de um atleta no torneio internacional inicialmente dependerá de sua decisão pessoal”, disse o dirigente à agência de notícias russa Tass.

 

Rússia foi suspensa do atletismo e corre o risco de ficar de fora dos Jogos Olímpicos (Foto: ERIC FEFERBERG/AFP)
Atletismo russo está suspenso desde novembro de 2015 (Foto: Eric Feferberg/AFP)


 

O atletismo russo está impedido pela Iaaf de disputar qualquer competição internacional desde novembro de 2015, quando foi descoberto um grande esquema de dopagem de atletas, inclusive com a participação de membros do governo. A instituição que comanda o atletismo no mundo manteve a suspensão à Rússia por tempo indeterminado em reunião na última quinta-feira.

Com a decisão da Iaaf, os atletas russos foram impedidos de participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro, principal evento esportivo do planeta, que ocorreu entre os dias 5 e 21 de agosto deste ano. A sanção fez com que a Rússia tomasse medidas para combater o doping sistemático no país, entre elas a criminalização da incitação ao doping, em lei aprovada pelo Comitê Olímpico Russo.

A mudança de postura dos russos frente ao doping rendeu elogios de Rune Andersen, chefe da força-tarefa da Iaaf para combater o esquema de utilização de substâncias consideradas ilícitas para otimizar o desempenho no esporte e pode contribuir para a abreviação do período de suspensão do atletismo russo.

Conteúdo Patrocinado