Equipe da Wada chega à Rússia para iniciar reformas antidoping - Gazeta Esportiva
Equipe da Wada chega à Rússia para iniciar reformas antidoping

Equipe da Wada chega à Rússia para iniciar reformas antidoping

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/12/2015 às 10:51 • Atualizado: 11/12/2015 às 10:55

São Paulo, SP

Uma equipe de especialistas da Agência Mundial Antidoping (Wada) já está em Moscou para dar início às reformas na Federação Russa de Atletismo. As primeiras reuniões irão definir como será feito o programa de controle de dopagem enquanto as entidades russas estiverem suspensas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf).

"A comissão da Wada iniciou hoje (quinta) seus trabalhos em Moscou', anunciou Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, à agência TASS. "A comissão, entre outras coisas, deve determinar que organizações internacionais supervisam o controle de dopagem no país enquanto a Agência Antidoping Russa (Rusada) e o laboratório antidoping de Moscou estão suspensos."

O atletismo russo é acusado de praticar dopagem, destruir amostras em laboratórios e acobertar atletas flagrados com respaldo das autoridades locais. Após a divulgação de um relatório da comissão independe da Wada, detalhando as suspeitas, o país foi banido da Iaaf, perdeu o direito de disputar competições internacionais e sediar eventos por tempo indeterminado.

O risco de ficar fora das Olimpíadas do Rio de Janeiro levou o Ministro dos Esportes, Vitali Mutko, a tomar medidas rápidas para começar a reformular a entidade seguindo as normas da Wada. De acordo com Natalia Jelanova, vice de Mutko, a Agência Internacional recomentou que a Agência Antidoping do Reino Unido se encarregasse de ajudar a Rusada a implementar as reformas necessárias.

O fim da suspensão será definido por uma comissão de inspeção da Iaaf, que visitará o país para avaliar os esforços russos na regulamentação do controle antidoping.

Conteúdo Patrocinado