Com foco no Mundial de Paris, atletas participam de Open Internacional em São Paulo - Gazeta Esportiva
Com foco no Mundial de Paris, atletas participam de Open Internacional em São Paulo

Com foco no Mundial de Paris, atletas participam de Open Internacional em São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/03/2023 às 18:17

São Paulo, SP

Dois dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro, Petrúcio Ferreira e Thiago Paulino têm presença confirmada no Open Internacional de São Paulo, que começa nesta quinta-feira.

O torneio, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, servirá como primeira etapa de preparação para o principal objetivo em 2023, que será o Campeonato Mundial de Paris, no mês de julho.




“Iniciei o meu trabalho de base ainda em novembro de 2022, já visando o Mundial de Paris e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago. É um ano importante, que antecede a Paralimpíada de 2024, e já estamos em busca de índices. Por isso, todas essas competições terão um papel muito importante no nosso planejamento do ano”, explicou Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico e bicampeão mundial dos 100m, classe T47 (amputado para membros superiores).

“Neste torneio, já quero ter uma base para o trabalho que vamos desenvolver ao longo de todo o ano, visando especialmente nossa competição-base, que é o Mundial na França. Mas já estou ansioso para conquistar uma grande marca e começar o ano bem, para dar confiança e seguir firme nos treinamentos”, disse Thiago Paulino, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio e bicampeão mundial no arremesso de peso classe F57 (para atletas cadeirantes).

Superar os próprios limites

Embora seja a primeira competição internacional do ano para eles, o Open de São Paulo é visto tanto por Petrúcio quanto por Thiago como uma ótima oportunidade para alcançar marcas relevantes no cenário do atletismo paralímpico mundial. “Eu sempre tenho como meta pessoal, a cada competição, buscar as minhas melhores marcas. Estimar um resultado sempre é complicado, mas o objetivo é sempre baixar a marca do ano anterior. Só não sei se sairá agora ou no próximo torneio”, brinca Petrúcio.

Atual recordista mundial dos 100m, o atleta estabeleceu sua marca (10s29) justamente na pista do CT Paralímpico, durante o Desafio de Atletismo CPB/CBAt, há cerca de um ano. “Se conseguir baixar este recorde novamente aqui, será espetacular”, afirmou o velocista.

A expectativa de Thiago Paulino é igualmente conquistar uma grande marca, de preferência acima de 14 metros, até para que consiga ficar em condições de recuperar o recorde mundial do arremesso do peso, agora em poder do iraniano Yasin Khosravi. No Grand Prix de Dubai, em fevereiro, ele marcou 15,46m, roubando o recorde que era do brasileiro desde 2019, com 15,26m. “Eu tinha consciência de que, uma hora, isso poderia acontecer. Espero que ainda este ano consiga fazer uma marca próxima ou mesmo melhorar esta do iraniano”, comentou o atleta.

O Open Internacional vai até este sábado, contará com 150 atletas e terá transmissão dos canais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no YouTube e  no Facebook.

Conteúdo Patrocinado