
Caio Bonfim e Valdileia Martins são os Melhores do Ano do Atletismo
Por Redação
O vice-campeão olímpico Caio Bonfim recebeu 40,54% dos votos. Alison dos Santos, o Piu, medalhista de bronze olímpico nos 400 m com barreiras em Paris-2024, recebeu 21,62% da votação do júri; e o finalista olímpico do dardo Luiz Maurício Dias da Silva, 13,51%.
No feminino, as mais votadas foram: Valdileia Martins (29,17%), a marchadora Viviane Santana Lyra (16,67%) e a velocista Ana Carolina de Jesus Azevedo (9,72%).
Caio recebeu o seu troféu das mãos da diretora-presidente das Loterias Caixa, Lucíola Vasconcelos.
"Eu tinha o sonho de ser jogador de futebol. O primeiro ano fomos para uma final fiz dois gols e cheguei em casa dizendo que tinha sido o salvador da Pátria. Meu pai me mandou pedir desculpas ao time porque disse que ninguém fazia nada sozinho. Quero agradecer ao COB, a CBAt, a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, a Caixa e as Loterias Caixa por toda a estrutura que me proporcionaram. Agradecer a minha mulher Juliana, aos meus pais", disse Caio.
Caio Bonfim já anunciou que disputa mais um ciclo olímpico, até Los-Angeles 2028. Caio já tem assegurados índices dos 20 km e dos 35 km para o Mundial de Tóquio, que será realizado de 13 a 21 de setembro.
Valdiléia não esteve na cerimônia e foi representada pelo seu treinador, Dino Cintra Aguiar, que recebeu o troféu de Estevão Cezário Queiroz Mariano, Superintendente Nacional de Patrocínio, Eventos e Promoção da Caixa.
A saltadora fez 1,92 m na qualificação do salto em altura na Olimpíada de Paris, seu recorde pessoal, igualando o mais antigo recorde brasileiro feminino, de Orlane Maria dos Santos, estabelecida há quase 36 anos, em 11 de agosto de 1989 – o ano de nascimento de Valdileia.
Valdileia chegou à final olímpica com muita superação: enfrentou a difícil notícia da morte do pai, Israel, quando já estava em Paris, e com uma entorse no pé esquerdo sofrida na prova qualificatória.
Veja os vencedores das dez categorias
Clube Formador - AD Centro Olímpico
Clube de Alto Rendimento - Praia Clube
Imagem do Ano - Alexandre Moreiro - Caio Bonfim, na Olimpíada de Paris
Treinador Destaque do Ano - Gianetti de Oliveira Sena Bonfim
Melhor Jovem Revelação Feminino - Hakelly Maximiano da Silva
Melhor Jovem Revelação Masculino - Alessandro Borges Soares
Atleta da galera Feminino - Amanda Miranda
Atleta da Galera Masculino - Alison dos Santos
Melhor Atleta do Ano Feminino - Valdiléia Martins
Melhor Atleta do Ano Masculino - Caio Bonfim