Brasileiros e quenianos são favoritos para Maratona do Rio - Gazeta Esportiva
Brasileiros e quenianos são favoritos para Maratona do Rio

Brasileiros e quenianos são favoritos para Maratona do Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2017 às 21:09

São Paulo, SP

O Brasil soma 15 vitórias na competição. (Foto: Thiago Diz/ Maratona do Rio/Divulgação)


No próximo domingo, Brasil e Quênia fazem um tira-teima na 15ª edição da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, sete campeões da prova estarão na disputa. Elijah Kipkemei Ke, atleta do país africano e campeão de 2016, correrá os 42 km ao lado dos brasileiros Edmilson dos Reis Santana, vencedor em 2014, e Marcos Antonio Pereira, dono do título em 2009. Os dois países são os que mais somam vitórias em solos cariocas: ao todo, o Brasil acumula 15 vitórias contra oito dos adversários.

"Me sinto tão bem como no ano em que venci a prova. Estou bem treinado, tenho feito corridas mais curtas com percursos que lembram o da Maratona do Rio”, afirmou o pernambucano Marcos Antônio. “Não estou indo só como um competidor, vou lutar para subir ao lugar mais alto do pódio”, completou, confiante.

Outros brasileiros também lutam pelo pódio: Ênio Cleiton de Lima, atual campeão da Maratona Internacional Mauricio de Nassau, em Recife, além de Ubiratan José dos Santos e Sergio Celestino da Silva – respectivos quarto e quinto lugares na Maratona do Rio de 2016 – também estão na briga.

A largada acontece às 7h30, na Praça do Pontal do Tim Maia, e a chegada é no Aterro do Flamengo. O africano Kemboi quer melhorar seu tempo em relação ao último ano, quando fez o percurso em 2h17min05s. O recorde da competição aconteceu em 2015. Na ocasião, Willy Kangogo Kimutai anotou 2h14min55s.

Entre as mulheres, as quenianas Ednah Mukhwan, vencedora de 2014, e Leah Jerotich, vice-campeã no último ano, enfrentam, no próximo final de semana, Marizete dos Santos, vencedora em 2008 e Raimunda da Fonseca, melhor classificada em 2004. Além da categoria elite, que soma 11 mil participantes, outros 22 mil corredores estarão em provas de 6km e 21km.

Conteúdo Patrocinado