Bolt devolve medalha de ouro olímpica do revezamento 4x100 m ao COI - Gazeta Esportiva
Bolt devolve medalha de ouro olímpica do revezamento 4x100 m ao COI

Bolt devolve medalha de ouro olímpica do revezamento 4x100 m ao COI

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/01/2017 às 23:10 • Atualizado: 09/08/2017 às 18:15

São Paulo, SP

O velocista Usain Bolt confirmou que devolveu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a medalha de ouro no revezamento 4x100 m de Pequim 2008. A informação foi dado pela agência Reuters, para quem o jamaicano demonstrou sua tristeza ao perder uma das principais conquistas de sua carreira.

"É difícil que eu tenha de devolver uma de minhas medalhas. Eu já a devolvi porque foi uma exigência do COI", declarou Usain Bolt.

Nesta Carter foi pego no doping e fez com que equipe jamaicana perdesse o ouro de 2008 (Foto: Olivier Morin/AFP)
Nesta Carter foi pego no doping e fez com que equipe jamaicana perdesse o ouro de 2008 (Foto: Olivier Morin/AFP)


O motivo da perda da medalha de ouro foi a comprovação de que um dos integrantes da equipe jamaicana, Nesta Carter, teria usado uma substância proibida e, consequentemente, foi pego no doping. Em reanálise das amostras de urina do velocista no exame após a disputa da competição nos Jogos Olímpicos, foi identificada o estimulante proibido Metilhexanamina.

Apesar da perda da medalha, Usain Bolt diz que este episódio não irá abalá-lo para a temporada. "Não posso permitir que isso me desencoraje de me concentrar nesta temporada. Estou concentrado, mas não estou satisfeito", acrescentou.

Com a perda da medalha de ouro no revezamento 4x100 m, Usain Bolt deixa de ser um atleta tricampeão consecutivo nas três principais provas de velocidade dos Jogos Olímpicos. O velocista tem agora oito ouros em seu retrospecto nas Olimpíadas.

Apesar da confirmação da devolução do ouro por parte de Usain Bolt, ainda não se sabe se Nesta Carter, Asafa Powell, Michael Frater e Dwight Thomas entregaram suas medalhas.

Conteúdo Patrocinado