Atletas na NHL não disputarão Jogos de Inverno; COI lamenta decisão - Gazeta Esportiva
Atletas na NHL não disputarão Jogos de Inverno; COI lamenta decisão

Atletas na NHL não disputarão Jogos de Inverno; COI lamenta decisão

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/04/2017 às 15:55

São Paulo, SP

Os atletas da National Hockey League (NHL), a principal liga de hóquei no gelo do mundo, não poderão disputar a Olimpíada de Inverno de 2018, que será disputada em Pyeongchang, na Coreia do Sul. A entidade deu como encerrada a negociação com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para permitir a liberação dos jogadores.

A decisão NHL teve o respaldo dos clubes participantes da liga, que não queriam interromper a temporada de 2017/18 para que os atletas convocados por seus países disputassem a Olimpíada. Dessa forma, o torneio de hóquei no gelo em Pyeongchang será o primeiro desde 1994, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer, na Noruega, a não ter jogadores da NHL.

“Passaram-se alguns meses, e nenhum diálogo significativo se materializou. Em vez disso, o COI agora expressou a posição de que a participação da NHL nos Jogos de Pequim 2022 está condicionada a nossa participação na Coreia do Sul, em 2018. A NHLPA agora confirmou publicamente que não tem interesse ou intenção de se engajar em qualquer discussão que possa tornar a participação olímpica mais atrativa aos clubes. Como resultado, e no esforço de criar clareza entre relatos e evitar especulações errôneas, isso confirma nossa intenção de finalizar nossa temporada regular 2017/18 sem qualquer pausa para acomodar os Jogos Olímpicos de Inverno. Consideramos que o assunto agora está oficialmente encerrado”, afirmou a cúpula da NHL em comunicado oficial.

NHL é a principal liga de hóquei no gelo do mundo e conta com atletas renomados (Foto: Derek Leung/Getty Images/AFP)


COI lamenta decisão da NHL em nota oficial

Em nota oficial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) respeitou a decisão da NHL, mas lamentou que a Olimpíada de Inverno de Pyeongchang não tenha a presença dos jogadores de hóquei no gelo que atuam na liga norte-americana.

O COI assegura ter oferecido as mesmas condições propostas nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos de Inverno, comprometendo-se a cobrir os custos de viagem e seguro em caso de lesões dos atletas. A NHL, entretanto, não aceitou tais condições.

“Deve ser uma grande decepção para os jogadores que definitivamente queriam jogar nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018. O COI lamenta muito por eles.

Esta decisão é muito mais lamentável, já que a Federação Internacional ofereceu as mesmas condições para a NHL em edições anteriores, onde seguro e custos de viagem foram cobertos

O COI, que distribui 90% de suas receitas para o desenvolvimento do esporte no mundo, obviamente não pode tratar uma liga nacional comercial melhor do que federações esportivas nacionais sem fins lucrativos que estão desenvolvendo o esporte globalmente.

O torneio de hóquei no jogo nos Jogos Olímpicos de Interno de PyeongChang 2018 serão muito emocionantes, porque os jogadores de todas as outras ligas profissionais de hóquei no gelo e seus atletas vão participar e são muito bem-vindos por suas equipes olímpicas”.

Conteúdo Patrocinado