Atletas de eSports encaram treinos de até 13 horas e distância da família - Gazeta Esportiva
Atletas de eSports encaram treinos de até 13 horas e distância da família

Atletas de eSports encaram treinos de até 13 horas e distância da família

Gazeta Esportiva

Por Felipe Leite e João Varella*

23/10/2018 às 08:00 • Atualizado: 29/10/2019 às 17:08

São Paulo, SP




Ainda hoje, a imagem atrelada aos fãs de vídeo game é a de pessoas preguiçosas e sem grande disciplina. No entanto, essa percepção antiquada já não faz mais tanto sentido há alguns anos, desde que vários desses atletas têm transformado esses jogos no seu trabalho.

Este é o caso de seis jovens que decidiram deixar para trás o conforto de suas casas e a família para viverem juntos numa chamada Gaming House, uma espécie de centro de treinamentos voltada ao eSports, em São Paulo.Atuando pela equipe da Vivo Keyd, esses cybers atletas possuem uma rotina de treinos extremamente pesada e desgastante para competir nas maiores competições do jogo League of Legends.

Confira o especial de três capítulos da Gazeta Esportiva sobre os eSports!

Um dos principais destaques da equipe, o jogador da rota do topo Felipe “Yang” Zhao explicou, em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, qual é a rotina diária de uma das principais equipes do cenário nacional de eSports.

O jogador Yang comentou sobre a desgastante rotina como cyber atleta (Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press)


“Na rotina de treinamento, geralmente, a gente acorda de manhã, dependendo se o pessoal vai para a academia ou não. Às 13 horas começa o treino e vamos até às 16 no primeiro bloco. Aí temos um intervalo de uma hora e começa o segundo bloco, até às 20 ou 21hrs. Depois, temos o tempo livre, mas geralmente nós usamos isso para continuar treinando e jogando individualmente. Estamos sempre treinando, sem muito tempo livre”, explicou.

Veja também: Blog - Arena Multiplayer (Vinicius Zanoni)

O desgaste da rotina é tanto que o staff da Keyd buscou a ajuda de João Ricardo Cozac, psicólogo especializado na área esportiva. Segundo o “professor”, como é chamado por todos na casa, o nível de exigência psicológica no mundo do eSports é tão grande, senão maior, em comparação a outras modalidades esportivas.

“Existe um paradoxo. O pessoal não consegue ver o eSports com o profissionalismo que ele exige, mas é uma das modalidades que mais se treina no mundo. Qual é o esporte que um atleta treina 12, 13 horas diárias? Então a exigência psicológica é gigante e a resiliência tem que estar sempre presente”, avaliou em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

https://www.youtube.com/watch?v=QDeNYi-bCSo

Além de todo o treinamento, outra dificuldade que os atletas precisam saber superar é a ausência da família por perto. Nascido em Caratinga, município de Minas Gerais, o jogador Micael “micaO” Rodrigues revelou que essa distância dos parentes é algo complicado de se acostumar.

“É algo que é bem difícil de acostumar. Eu sempre tive um contato bastante próximo com meus familiares e isso vem sendo algo complicado. Você acaba se acostumando com o tempo, mas você sempre fica sentindo um pouco. Hoje o contato acontece mais por mensagens ou no meio que for possível”, avaliou o atirador da equipe.




*Especial Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado