Atleta austríaca que ficou paraplégica já respira sem ajuda de aparelhos - Gazeta Esportiva
Atleta austríaca que ficou paraplégica já respira sem ajuda de aparelhos

Atleta austríaca que ficou paraplégica já respira sem ajuda de aparelhos

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/08/2015 às 16:08 • Atualizado: 01/08/2015 às 16:34

São Paulo, SP

A saltadora austríaca Kira Gruenberg, que ficou paraplégica após sofrer uma queda durante um treinamento na quinta-feira, já respira sem a ajuda de aparelhos. De acordo com o empresário Thomas Herzog, a atleta está consciente e pode deixar a UTI do Hospital Universitário de Innsbruck mais cedo que o previsto.

“Ela está consciente e alerta”, afirmou Herzog ao portal Kronen Zeitung. “A mudança da respiração já é a primeira abordagem da reabilitação. Ela pode sair mais cedo do intensivo, o que seria muito positivo.”

Dona do recorde nacional do salto com vara com marca de 4,45m tanto no livre quanto no indoor, Kira sofreu uma grave queda durante um treino, bateu com a cabeça e o pescoço no chão e rompeu as vértebras cervicais da coluna. Ela foi levada às pressas para o hospital e submetida a uma cirurgia de emergência para a manutenção das funções vitais para evitar maiores danos.

A paraplegia foi diagnosticada no pós-operatório. Apesar de ter apresentado uma melhora no quadro, a atleta de 21 anos continua sem controle e sensibilidade dos membros inferiores.
“Oo diagnóstico da lesão medular e danos permanentes segue inalterado, mas ainda é muito edo para previsões futuras”, explicou Herzong.

A atleta deve ser transferida para a enfermaria nos próximos dias. A Federação Austríaca de Atletismo fez uma doação de emergência no valor de 10 mil euros (cerca de R$ 38 mil) para ajudar a arcar com os custos médicos.

Após consultar a família Gruenberg, a entidade também deu início a uma campanha online para arrecadar fundos para a jovem. O número da conta está disponível no site para contribuições de qualquer valor.

Após acidente, Kira pasou por uma cirurgia de emergência; a recordista já respira sem ajuda e está consciente (foto: AFP)
Após acidente, Kira pasou por uma cirurgia de emergência; a recordista já respira sem ajuda e está consciente (foto: AFP)

Conteúdo Patrocinado